Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

ARTE E CULTURA

Pré-carnaval e mais: confira agenda cultural do fim de semana no DF

Bloquinhos para toda a família encantam as ruas de Brasília

21.fev.2025 às 15h55
Atualizado em 14.mar.2025 às 11h49
Brasília (DF)
Redação
Pré-carnaval e mais: confira agenda cultural do fim de semana no DF

Cortejo - Suvaco 2024 - Foto Davi Mello a (47) - Blocos de carnaval de rua começam a folia no DF neste fim de semana - Foto: Davi Mello

O fim de semana no Distrito Federal promete um esquenta inesquecível para a semana de carnaval, com bloquinhos e outras atrações gratuitas, em diferentes regiões administrativas, com opções para toda a família. 

Confira a programação pré-carnavalesca e outras atividades para quem não é de folia, na agenda cultural. 

Bloquinhos fazem o esquenta para o Carnaval de Brasília 

Os primeiros blocos selecionados pelo DF Folia começam a encantar as ruas neste fim de semana. Na sexta-feira (21), o Carnaval Urgente abre os trabalhos com muito samba, no Setor Bancário Sul, na área externa do antigo Calaf, a partir das 21h. No dia seguinte, haverá blocos no Plano Piloto, como Suvaco da Asa, Cabeça do Pimpolho e Galo Cego; no Varjão, com o Bloco do Pretinho; no Park Way, com o Sublimação; e no Núcleo Bandeirante, com o Bloco Trem das Cores. 

Já no domingo (23), a folia vai com chorinho, com o bloco Espreme a Pitanga, que sai em cortejo no Eixão Norte, com concentração a partir das 14h. O Maria Vai Casoutras começa às 13h, no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, próximo ao Parque Ana Lídia. 

Os circuitos contarão com espaços acessíveis, intérpretes de Libras, banheiros adaptados e pontos de acolhimento, garantindo que todos possam viver o carnaval com segurança e conforto.

Folia da garotada 

A folia da garotada está garantida no Pré-Carnaval 2025 em Brasília. O Suvaquinho da Asa, tradicional bloco infantil, retorna ao Eixo Cultural Ibero-Americano neste sábado (22), com uma programação gratuita repleta de atividades voltadas para a diversão das crianças.  

O Suvaquinho nasceu em 2012 como uma extensão do consagrado bloco Suvaco da Asa, um dos pioneiros e mais celebrados blocos de carnaval de Brasília, conhecido por reunir milhares de foliões nas ruas de Brasília.

Reconhecido por sua proposta acolhedora, o bloco oferece um espaço lúdico e inclusivo, onde toda e qualquer criança possa vivenciar o carnaval como protagonistas, com música, dança, brincadeiras e oficinas criativas que valorizam a cultura popular brasileira. “Queremos também propiciar o fortalecimento dos laços familiares numa celebração repleta da alegria do Carnaval”, comenta Pablo Feitosa, diretor do Suvaquinho da Asa.

Para 2025, o Suvaquinho propõe apresentações de grupos percussivos, atrações circenses, interações musicais vibrantes e atividades lúdicas com o intuito de fortalecer a identidade cultural e garantir que o carnaval continue democrático, intergeracional e encantador. 

O Suvaquinho da Asa contará com uma estrutura completa para oferecer segurança e conforto aos foliões: serviços de apoio, como seguranças, brigadistas, limpeza e sinalização adequada, banheiros adaptados e acessíveis para todas as pessoas. Além disso, o evento reforça o compromisso com a inclusão, garantindo intérpretes de Libras e materiais de comunicação acessíveis.

Programação:

10h- Abertura DJ Laine D´Olinda

10h30 – Oficina de Maracatu

11h – Vivendo e Batucando

12h30 – Circo Artetude e Pé de Cerrado

14h – Patubatê

Suvaco da Asa celebra diversidade cultural brasileira 

O Suvaco da Asa chega este ano com o tema De Norte a Nordeste – Celebrando a Diversidade Cultural do Brasil, uma homenagem a importantes matrizes culturais do Brasil. O bloco sai neste sábado (22), no Eixo Cultural Ibero-Americano.

“O Nordeste, berço do frevo, maracatu, coco e tantas outras manifestações culturais, é um dos pilares da festa deste ano. O frevo, com sua energia contagiante, e o maracatu, com seu peso histórico e suas danças emblemáticas irão invadir as ruas de Brasília. Do outro lado, o Norte ecoa com a força do carimbó, boi-bumbá e outros ritmos amazônicos, trazendo a energia vibrante da floresta para o carnaval. Vai ser uma festa cultural e carnavalesca”, comenta Pablo Feitosa, diretor do Suvaco da Asa. 

Programação:

15h – Maracatu Zenga Baque de Angola

15h40 – DJ Laine

16h – Boi do Seu Teodoro

17h – DJ La Ursa

17h30 – Marafreboi e convidados: Carol Nogueira e Fábio Trummer

18h10 –  Cortejo do Bloco

19h30 – DJ La Ursa

20h – Emília Monteiro

21h – DJ La Ursa

22h – Encerramento

Bloco Segura o Coco

Em 2025, a Mestra Martinha do Coco vem novamente com o Bloco Segura o Coco, que conta com muita musicalidade, dança e brincadeiras populares. O bloco reúne influências da cultura nordestina e afro-brasileira, sempre marcado pela presença dos ritmos do maracatu e do samba de coco.

Martinha do Coco – Foto: Davi Mello | Martinha do Coco – Foto: Davi Mello

O Bloco Segura o Coco vai ser no domingo, 23 de fevereiro, às 14h, na Praça da Quadra 28 do Paranoá.

A primeira parte do bloco conta com atividades voltadas para crianças, e a partir das 16h a programação musical começa, que inclui o Arrastão de Maracatu, onde qualquer pessoa pode levar o seu tambor e fazer parte da festa.

Programação:

14h – Oficinas para crianças – instrumentos percussivos de materiais reciclados com Heitor Leonardo  – customização de fantasias com Cinthia Grock  

16h – Pintura de rosto com Ana Maria Pinheiro  

17h – Arrastão de Maracatu/ traga a vasilha/bloco Cadê a Onça?  

18h – Show de Martinha e convidadas/ Coco de Ninar  

19h – Rataria Lunática

20h – Bloco As Calissss

Cultura no Armazém do Campo DF

Nesta sexta-feira (21), a partir das 20h, o Armazém do Campo DF, localizado no Edifício Denasa, Asa Sul, terá apresença especial do grupo As Calissss com um ensaio aberto cheio de energia, arte e resistência! 

Festival MVMA Valorização 

O Festival MVMA Valorização, com 16 atrações confirmadas, entre emergentes e consagrados, acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na Torre de TV, com entrada franca e trará uma mistura de ritmos, estilos e histórias que refletem a riqueza da música independente.

Festival faz parte do Movimento para Valorização de Músicos e Artistas – Foto: Laudemiro Bezerra | Festival faz parte do Movimento para Valorização de Músicos e Artistas – Foto: Laudemiro Bezerra

Das 16 atrações, 14 são do DF. Duas atrações nacionais encerram os dois dias do Festival, Phillipe Seabra, líder da Plebe Rude, no sábado, 22, e Brothers of Brazil, com Supla e João Suplicy, no domingo, 23. A programação tem início às 15h e vai até às 23h, em ambos os dias.

Programação:

Sábado, 22 de fevereiro

22h – Phillipe Seabra, líder da lendária Plebe Rude

21h – Jambalaia 

20h – Arandu Arakuaa

19h – Alberto Salgado 

18h – Anna Moura

17h – Elias Augusto 

16h – Gypsy Jazz Club 

15h- Kika Ribeiro 

Domingo, 23 de fevereiro

22h – Brothers of Brazil – Supla e João Suplicy

21h – Nume Consense 

20h – Brasília Ska Jazz 

19h – Flor Furacão 

18h – Israel Paixão

17h – Pé de Cerrado 

16h – Vibração do Cerrado

15h – Haynna e os Verdes  

Estreias no Memorial dos Povos Indígenas 

O Memorial dos Povos Indígenas Indígenas (Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK) inaugura duas exposições temporárias que celebram a diversidade cultural e a riqueza artística dos povos originários do Brasil no sábado, 22 de fevereiro, a partir das 15h. 

A exposição Imenu: Arte Visual Kaxuyana e Tiriyó, idealizada pela artista indígena Bárbara Rehkayie Kaxuyana, traz 30 pinturas que retratam grafismos e desenhos tradicionais dos povos Kaxuyana e Tiriyó, habitantes das terras indígenas no Parque do Tumucumaque, no norte do estado do Pará, próximo à fronteira com Suriname, da bacia do rio Trombetas. As obras foram criadas em uma oficina realizada na aldeia Santo Antônio, onde jovens e anciãos compartilharam histórias, saberes e técnicas ancestrais, conectando-as a materiais contemporâneos.

“Será minha primeira exposição. As expectativas estão cheias de inspiração. É uma oportunidade importante para compartilhar nossa cultura e conhecimentos ancestrais”, comenta Bárbara, que também atua como documentarista e ativista. As obras, feitas em tecidos de algodão cru com tintas de tecido, representam uma conexão entre o passado e o presente, destacando a centralidade da cultura Kaxuyana e Tiriyó na identidade e na resistência dos povos originários.

A exposição Sarã, ãbakoháy ~ug hãhãw: Raízes, Memórias e Território, assinada por Uakyrê Pankararu Braz, reúne 20 obras que refletem a espiritualidade, as memórias e a relação com o território dos povos Pankararu e Pataxó localizados na Aldeia Cinta Vermelha Jundiba, Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais. O título, em língua patxohã, remete a raízes, memórias e território – elementos centrais na luta e na identidade de seus povos.

“Abrir este espaço no Memorial dos Povos Indígenas foi muito importante. Nossa arte é uma forma única de comunicação, e essa oportunidade contribui para a valorização do nosso modo de pensar”, afirma Uakyrê. As ilustrações, criadas com lápis de cor, giz de cera, canetinhas e tinta guache carregam referências das mulheres indígenas, guardiãs da sabedoria ancestral, e convidam o público a explorar uma visão autêntica e profunda da conexão com o sagrado e o mundo natural.

Serviço
Memorial dos Povos Indígenas      
(Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK)  
Funcionamento: De terça-feira a domingo, de 9h às 17h
Acesso:
gratuito

Comédia Drag

Brasília recebe, nesta sexta-feira (21), a primeira edição do Comédia Drag, um novo palco para humor feito por drag queens. A primeira temporada é composta por quatro noites de humor, com sessões uma vez ao mês. 

Em sua estreia, as atrações são as comediantes Valenttini e Victor Baliane, que também é a apresentadora da noite O Comédia Drag é na Biblioteca Demonstrativa de Brasília (Entrequadra 506/507 – Asa Sul), às 20h, com entrada gratuita.

Drag queen Valenttini é convidada da primeira edição do Comédia Drag – Foto: Arquivo pessoal | Drag queen Valenttini é convidada da primeira edição do Comédia Drag – Foto: Arquivo pessoal

Promovido pelo Distrito Drag, a iniciativa foi pensada para promover apresentar a arte drag para um público mais amplo. A cada edição é convidada uma humorista drag queen de projeção nacional. 

Serviço

Comédia Drag

21 de fevereiro, às 20 h

Na Biblioteca Demonstrativa de Brasília (Entrequadra 506/507 – Asa Sul)

Entrada gratuita

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

temas nacionais

Saiba as prioridades do Congresso na volta do recesso parlamentar

Sem Bolsonaro

Guerra nas ruas? Bolsonaristas fazem ameaças ao Brasil em ato esvaziado em SP

SEM ANISTIA

61% não votariam em candidato que prometesse anistia a Bolsonaro, diz Datafolha

NO PARQUE E SÃO LUIZ

Premiado no Festival de Cannes, filme pernambucano ‘O Agente Secreto’ tem ingressos de pré-estreia à venda a partir desta segunda (4)

novos mercados

China habilita 183 empresas brasileiras a exportar café para o país

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.