Em meio ao Carnaval, o Rio de Janeiro vai completar 460 anos no próximo sábado, dia 1º de março. Na mesma data, o mais antigo bloco da cidade, o Cordão do Bola Preta, vai realizar seu desfile com o tema “Rio, eu te amo”.
O Bola Preta faz parte do tradicional circuito de megablocos do centro do Rio. A festa comemora o aniversário da cidade e promete arrastar multidões a partir da rua Primeiro de Março. Há mais de um século, o cortejo atrai foliões de todas as idades com figurinos que trazem os cores do bloco, as famosas bolas pretas.
O carnaval de rua deste ano teve 457 blocos autorizados pela Riotur, sendo 38,1% no pré-Carnaval e 61,9% na semana do Carnaval.
O público total estimado na cidade do Rio é de 8 milhões nos diversos eventos carnavalescos. 6 milhões de foliões são esperados nos blocos e 2 milhões nos demais eventos, como nos desfiles das escolas de samba no Sambódromo e na Intendente Magalhães, nos bailes populares, além dos tradicionais festejos na Cinelândia e Avenida Chile.
O circuito de megablocos tem concentração no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no endereço Rua Primeiro de Março, nº 66, a partir das 7h. A saída dos blocos está prevista para 9h em direção à Av. Presidente Antônio Carlos.
A programação completa dos cortejos de rua, com data, horário e percurso, está reunida no aplicativo Blocos do Rio 2025, disponível para download nos sistemas Android e iOS.
Confira o circuito de megablocos no centro do Rio:
Sábado (1º) – Cordão da Bola Preta
Último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam no início do século 20. Desde 1918 desfila pelo centro da cidade, reunindo multidões ao som de marchinhas clássicas.
Terça-feira (4) – Fervo da Lud
Em sua terceira edição, o Fervo da Lud é uma festa criada pela cantora carioca Ludmilla, e conta com a participação de vários artistas convidados.
Sábado (8) – Bloco da Anitta
Antes conhecido como Bloco das Poderosas, o Bloco da Anitta desfila no Rio desde 2016. O bloco é conhecido por celebrar a diversidade
Domingo (9) – Monobloco
Um dos maiores símbolos do Carnaval carioca, o Monobloco é conhecido por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba.