Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

VITÓRIA CAMPESINA

Paraíba terá assentamento para 22 famílias em região onde militantes do MST foram mortos em 2023

Após anos de conflitos e resistência, 58 hectares serão destinados à reforma agrária no município de Princesa Isabel

11.mar.2025 às 16h52
João Pessoa (PB)
Redação
Assinatura de conquista do assentamento - Foto: MST na Paraíba

Assinatura de conquista do assentamento - Foto: MST na Paraíba

Após anos de conflitos, perseguições e resistência, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conquistou uma área de aproximadamente 58 hectares no município de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba. A terra, que será destinada à reforma agrária, abrigará o Acampamento Ana Paula e Aldecir, em homenagem a dois militantes do movimento brutalmente assassinados em novembro de 2023.  

A área, que pertencia ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB), estava em disputa há pelo menos uma década entre trabalhadores rurais e grileiros. A Superintendência do Patrimônio da União (SPU), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o IFPB firmaram uma parceria para garantir que o território cumpra sua função social. 

A entrega oficial ao Incra ocorreu na última sexta-feira (7), marcando uma vitória histórica para o movimento.  

120 famílias assentadas na Paraíba em 2023

Na Paraíba, o número de famílias assentadas em 2023 chegou a 120, com destaque para a região do Sertão, onde a luta pela terra é mais intensa. No entanto, a concentração de terras é alarmante: 1% dos proprietários detém 46% das áreas rurais, enquanto 70% dos agricultores familiares ocupam 10% do território.  Ainda assim, desde 2019, o MST já conquistou mais de 500 hectares de terra no estado, beneficiando cerca de 300 famílias, afirma o movimento.

De acordo com o Incra, em 2023, foram assentadas 3,5 mil famílias em todo o Brasil, um aumento de 15% em relação a 2022.  O Atlas da Terra 2022 destaca que o país possui mais de 40 milhões de hectares de terras públicas não destinadas, muitas delas ocupadas ilegalmente por grileiros. Porém, desde 2015, mais de 200 trabalhadores rurais foram assassinados em conflitos por terra no Brasil, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT).  

Memória e resistência

A conquista da área de assentamento em Princesa Isabel carrega o simbolismo da luta. Em novembro de 2023, dois integrantes do MST, Ana Paula Costa Silva e Aldecir Viturino Barros, foram assassinados no Quilombo Livramento, localizado nos arredores da cidade. O crime, ainda não totalmente esclarecido, foi chocante e reforçou a necessidade de justiça e reparação.  

“A importância da área de Princesa Isabel tem uma simblogia muito grande, tanto pelo ponto de vista da resistência das famílias, quanto pela memória de Ana Paula e Aldecir. Infelizmente, foi preciso perder duas vidas para que o governo resolvesse essa situação. Mas, a partir de agora, temos a possibilidade de criar um grande assentamento, mesmo em uma área pequena, com uma proposta diferenciada, através da força do trabalho coletivo, da produção. Então pra nós do MST foi uma grande conquista”, afirmou Paulo Sérgio, dirigente da Frente de Massa do MST na Paraíba.  

O futuro do assentamento

Em nota, o MST reafirma seu compromisso com a produção sustentável e a organização coletiva no campo. O assentamento será um espaço de resistência e produção de alimentos saudáveis, garantindo que a terra cumpra sua função social.  

“A conquista dessa área representa mais do que o direito à terra para as famílias Sem Terra; é um marco na luta camponesa. Ela traz a possibilidade de uma vida digna, baseada na produção de alimentos saudáveis. O MST reafirma seu compromisso com a produção sustentável e a organização coletiva da vida no campo, garantindo que a terra cumpra sua função social, em vez de servir aos interesses de grileiros e especuladores. A luta pela terra na região não foi fácil. Além das ameaças e tentativas de despejo, os Sem Terra enfrentaram a criminalização de sua resistência. No entanto, a determinação e a união dos trabalhadores e trabalhadoras permitiram essa vitória, mostrando que a Reforma Agrária é um direito e uma necessidade para o povo brasileiro”, destacou, em nota, o movimento.

Editado por: Cida Alves
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Multilateralismo

O que esperar do próximo Fórum Celac-China e da visita de Lula a Pequim 

Efeito estufa

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

AMPLIAR O CONGRESSO?

Dos 12 deputados da Paraíba, só um votou contra projeto que amplia número de cadeiras na Câmara dos Deputados

FALTA DE SEGURANÇA

Morte de passageiro em metrô é resultado da privatização da Linha 5-Lilás, diz presidenta do Sindicato dos Metroviários de SP

Economia Solidária

Festa de Dia das Mães da Economia Solidária acontece neste sábado (10), em Curitiba

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.