Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

ARTE E CULTURA

Confira agenda cultural do fim de semana no DF com tarifa zero no transporte

Transporte será gratuito também no sábado (29), dia de final do Campeonato Brasiliense

28.mar.2025 às 12h23
Brasília (DF)
Redação
Confira agenda cultural do fim de semana no DF com tarifa zero no transporte

- Final entre Gama e Capital acontece neste sábado (29), às 16h, no Mané Garrincha - Foto: Cristiano Costa/Fecomércio-DF

A agenda cultural do Distrito Federal traz opções para todos os gostos e dessa vez com um diferencial especial: transporte gratuito durante todo o fim de semana. Isso porque o governo do DF (GDF) decidiu estender o programa Vai de Graça, que promove tarifa zero aos domingos e feriados, para este sábado (29), como forma de incentivar a população a assistir à final do Campeonato Brasiliense 2025, que também terá entrada gratuita. Para os amantes do cinema, a estreia de Vitória, filme protagonizado por Fernanda Montenegro, no Cine Brasília é imperdível. A programação também promete muita música, com o 6º Festival Hip Hop do Cerrado, em celebração ao aniversário de Ceilândia (DF), e o Festival Urgente.

Confira isso e muito mais na agenda cultural deste fim de semana.

Final do Brasiliense 2025

A final do Campeonato Brasiliense de Futebol de 2025 entre Gama e Capital, neste sábado (29), terá entrada gratuita e transporte gratuito pelo programa Vai de Graça. A partida está marcada para o Arena BRB Mané Garrincha, às 16h.

O Gama chegou à decisão e busca o 14º título local após eliminar o arquirrival Brasiliense. Já o Capital alcançou a sua segunda final consecutiva após superar o Ceilândia e vai em busca da conquista inédita.

Cada pessoa poderá retirar dois ingressos por CPF no site da plataforma digital, a partir das 16h de quinta-feira. Já o transporte será gratuito durante o sábado e vai  até as 23h59 de domingo (30), tanto para ônibus, incluindo BRT e Zebrinhas, quanto metrô.

Os passageiros podem utilizar Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca – para quem não tem nenhuma das opções, podem ser utilizados cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança. Cobradores e fiscais estão orientados a auxiliar os passageiros nos ônibus e nas estações de metrô.

Zoológico e Jardim Botânico de graça

O GDF também anunciou que a partir deste fim de semana a entrada no Zoológico de Brasília e no Jardim Botânico será de graça aos domingos e feriados. Veja aqui o horário de funcionamento do Zoológico e aqui o horário de funcionamento do Jardim Botânico.

Vitória no Cine Brasília

O longa-metragem Vitória, do diretor Andrucha Waddington, traz a grandiosa Fernanda Montenegro dando vida a uma idosa solitária do Rio de Janeiro, que decide registrar a movimentação do tráfico de drogas na vizinhança, atraindo a atenção de um jornalista e escancarando um dos maiores problemas da capital carioca.

Fernanda Montenegro é a protagonista do filme Vitória, em exibição no Cine Brasília – Foto: divulgação | Divulgação

O filme será exibido no Cine Brasília nesta sexta-feira (28), às 10h; no sábado (29), às 18h20; no domingo (30), às 20h; na segunda (31), às 14h; e na terça (1º/4) e na quarta (2/4), às 20h30. Vale ressaltar que na segunda (31) os ingressos do Cine Brasília tem valor único de R$ 5.

Hip Hop do Cerrado

Pela primeira vez, Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal (DF), será palco do Festival Hip Hop do Cerrado. A 6ª edição do evento acontece neste sábado (29), a partir das 16h, na Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte, com entrada gratuita.

A programação reúne atrações nacionais e locais, como MC Marechal, Viela17, GOG, Atitude Feminina. Com uma megaestrutura, o Festival promete ser um grande presente para Ceilândia, berço cultural que celebra 54 anos.

Além dos artistas citados, a 6ª edição do evento conta ainda com a participação de Baseado nas Ruas, Cintia Savoli, Cocktel Molotov, DGrand Estilo, além dos DJs Gaby, Monkey e VK, Raffa Santoro, e a apresentação do Nenzin MC e projeções do VJ Jean C.

Serviço:

6ª Edição Festival Hip Hop do Cerrado

Data: 29 de março

Horário: a partir das 16h

Entrada gratuita mediante retirada de ingresso.

Festival Urgente!

O Festival Urgente! já está em sua terceira edição promovendo cultura na capital federal. Neste ano, o evento acontece nos dias 29 e 30 de março (sábado e domingo), a partir das 18h, na Galeria dos Estados. O evento reunirá um line-up diverso, com artistas consagrados e novos talentos da música brasileira, proporcionando um intercâmbio entre a cena local e nacional.

Festival Urgente! tem entrada gratuita – Foto: divulgação

Com dois dias de evento, o festival inicia no sábado (29), às 18h, abrindo a programação com o anfitrião Samba Urgente, que receberá no palco Douglas Germano, Rafa Laranja, Moyseis Marques, Face Quarteto e Maestro Spok, além do DJ Leo Cabral e do bloco Folha Seca, que trará o clima carnavalesco para o festival.

Já no domingo (30), no mesmo horário, a programação segue com  Nicolas Krassik, Nilze Carvalho, Ellen Oléria e Toninho Geraes encerrando o evento ao lado do grupo Saudando o Choro e da DJ Ketlen.

A entrada é gratuita e os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla desde o dia 24 de março. O evento contará com intérprete de Libras.

Raízes do Cerrado

O projeto Raízes do Sertão, que leva a cultura nordestina a diversas regiões do Distrito Federal e do Entorno, chega neste fim de semana ao Recanto das Emas. Com entrada gratuita, a programação, que homenageia o Ceará, conta com atividades para toda a família. O evento ocorre em frente à administração regional da cidade.

No sábado (29), as festividades começam às 17h, com o Grupo Mamulengo Presepada, com uma apresentação que promete agitar a criançada. Em seguida, Os 3 Candangos e o Grupo Resenha de Amigos sobem ao palco. No domingo (30), o evento começa mais cedo, às 16h, com uma homenagem aos mestres da cultura nordestina. Logo após, o público recebe a Quadrilha Arcanjos do Cerrado, Fêfêzinho di Brasília e o Trio Siridó.

Além das atrações musicais, o evento vai receber também diversos comerciantes locais, com praça gastronômica, feira de artesanato e muito mais, gerando oportunidades para moradores locais, impulsionando a economia criativa por meio da valorização de artesãos, microempreendedores da gastronomia e artistas regionais.

O evento tem entrada gratuita, mas é preciso retirar ingresso no Sympla.

MUCO no Cineclube Mapati

O Cineclube Mapati exibirá, nesta sexta-feira (28), às 18h30, o premiado documentário MUCO – Contradição na Tradição. Escrito e dirigido por Oberom, o longa é uma coprodução entre Brasil, Índia e Estados Unidos, que acompanha a viagem de dois irmãos do interior de Minas Gerais à Índia para estudar a prática milenar do Yoga e dos Yamas (os princípios éticos do Yoga) e compreender suas implicações na sociedade mundial. A sessão será no Espaço Cultural Mapati, na 707 Norte, e terá entrada gratuita, mediante retirada de ingresso.

Eu Quero ser Mágico

Neste sábado (29), Brasília recebe pela primeira vez o espetáculo Eu Quero Ser Mágico, com o ilusionista e palhaço Omar Chinelo. A apresentação acontece no Boulevard Shopping Brasília, às 16h, com entrada gratuita.

Omar Chinelo – Foto: Divulgação

Em celebração ao Dia do Circo, comemorado em 27 de março, o espetáculo traz uma experiência interativa e envolvente para toda a família. Com um formato dinâmico e participativo, Eu Quero Ser Mágico transforma o público em parte essencial da apresentação, proporcionando momentos de encantamento e diversão para crianças e adultos.

Serviço

Espetáculo “Eu Quero Ser Mágico”, com Omar Chinelo 

Data: Sábado (29 de março de 2025) 

Horário: 16h 

Local: Boulevard Shopping Brasília – Piso 1 

Entrada: Gratuita Classificação: Livre

Exposições

O Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, recebe a Feira Dead Rabbit de Quadrinhos, que reunirá 108 expositores — entre artistas, ilustradores e quadrinistas, além de livrarias, sebos e lojas — no sábado e no domingo, a partir das 11h.

Já o Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, abriga a exposição Outras Paisagens, com obras de artistas de diferentes gerações. A mostra estará aberta de terça a domingo, das 9h às 18h30, com entrada gratuita.

:: Receba notícias do Distrito Federal no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Desigualdade

Governo Milei comemora queda da inflação enquanto povo sofre com demissões e renda em queda

DISPUTA DE NARRATIVA

Acnur afirma que Venezuela tem 6 milhões de refugiados e Caracas responde: ‘máfia a serviço da Usaid’

Ataques a imigrantes

Trump culpa imigrantes por crise econômica para encobrir bilionários, diz editora de projeto internacional

CINEMA

Santa Cruz valoriza memória e mantém olhos no mercado com festival

POLÍTICA EXTERNA

Lula quer mais conectividade aérea, marítima e terrestre entre Brasil e Caribe

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.