Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Rádio Brasil de Fato

Ciência e saúde

Pesquisadores da Fiocruz avaliam efeitos tóxicos de poluentes em gestantes e na formação de bebês

Substâncias podem causar danos neurológicos, no desenvolvimento e até ampliar o risco de depressão e ansiedade

28.mar.2025 às 21h53
São Paulo (SP)
Nara Lacerda
Pesquisadores da Fiocruz avaliam efeitos tóxicos de poluentes em gestantes e na formação de bebês

Poluentes orgânicos persistentes podem ser encontrados até na água - Agência Brasil

Estudos sobre os possíveis efeitos da exposição precoce a alguns poluentes comuns no dia a dia foram avaliados por um grupo de pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que corroborou a possibilidade de riscos significativos para gestantes, bebês e crianças.

A revisão avaliou substâncias que estão na categoria poluentes orgânicos persistentes (POPs), mais especificamente os bifenilos policlorados (PCBs) e as perfluoralquiladas e polifluoralquiladas (PFAS).

Os PCBs estão presentes em alguns equipamentos elétricos, sistemas hidráulicos, transformadores e capacitores, por exemplo. Já os PFAs são associados a substâncias químicas de atividades industriais, espumas de combate à incêndio e até revestimentos antiaderentes de panelas.

Embora sejam alvo de restrições desde a década de 1960 em diversos países e até de um tratado internacional para eliminação do uso, a persistência desses produtos no ambiente é uma de suas principais características.

“Altos níveis desses compostos ainda podem ser detectados em muitas matrizes ambientais e biológicas, devido às suas propriedades químicas e meia-vida significativamente longa”, afirma o artigo.

Na lista de locais e produtos em que os POPs foram detectados estão água, alimentos, produtos lácteos, tintas, prédios antigos e embalagens, por exemplo. A exposição a essas substâncias, mesmo em baixas concentrações, levanta sérias preocupações, especialmente durante os períodos críticos do desenvolvimento.

O artigo aponta que PCBs e PFAS podem interferir no sistema nervoso central, especialmente na fase de desenvolvimento. Também há indícios de possíveis danos ao sistema endócrino, risco de neuroinflamação e estresse oxidativo, quando o corpo reduz a capacidade de neutralizar resíduos.

Na análise dos estudos existentes sobre o tema, o artigo encontrou, inclusive, pesquisas que demonstram efeitos psicológicos e comportamentais, como ansiedade e depressão. No primeiro ano de vida, a exposição tem sido associada a sintomas de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e alterações em habilidades cognitivas.

Para bebês, os riscos ocorrem desde a gestação, já que as PFAs podem atravessar a barreira placentária e impactar a produção do chamado hormônio tireoidiano fetal, com potenciais consequências para o neurodesenvolvimento do feto.

O artigo avalia que, apesar das investigações já existentes sobre os efeitos dessas substâncias, o conhecimento científico ainda tem lacunas na área. A maioria dos estudos sobre PFAS se concentra em compostos mais antigos e há uma falta significativa de compreensão sobre os efeitos dos PFAs de cadeia curta, que são mais solúveis.

Além disso, boa parte das pesquisas avalia a toxicidade de substâncias isoladas, mas ainda se sabe pouco sobre os da exposição a múltiplos produtos. O artigo enfatiza a necessidade de mais pesquisas na área, visando o desenvolvimento de estratégias preventivas e políticas de saúde pública eficazes.

A revisão realizada pelo grupo de pesquisa da Fiocruz tem objetivo de compilar o conhecimento produzido pela ciência sobre o tema para criar as bases teóricas de uma nova pesquisa. Esse estudo, que já está em fase inicial, vai investigar os efeitos da exposição a poluentes orgânicos persistentes através de experimentos em culturas de células e modelos experimentais.

Editado por: Nicolau Soares
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Conferência do clima

Brasil pode alcançar emissão zero de poluentes com mudanças no uso da terra

Metas climáticas

Em quarto recorde seguido, agropecuária responde por 74% das emissões de poluentes em 2023

mapa da água

Água da torneira foi contaminada com produtos químicos e radioativos em 763 cidades

Veja mais

REAÇÃO

‘Lamentável e dilacerante’, diz Anielle Franco sobre morte de jovem por polícia

disputa partidária

Eleições do PT em Minas Gerais acontecem no próximo domingo (13)

FEITO HISTÓRICO

Escola municipal de Sapé (PB) leva título de melhor equipe paraibana da Olimpíada Nacional em História do Brasil e representará o estado em São Paulo

Reparação

Avós da Praça de Maio encontram 140° neto sequestrado pela ditadura na Argentina

Plataforma Brasil

MITsp leva teatro brasileiro ao Festival de Avignon e celebra 200 anos de relações Brasil-França

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.