Neste sábado (5), o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas será palco de mais um importante evento de resistência e mística campesina: o Sarau da Memória Camponesa. A atividade tem como objetivo reafirmar a história e a luta daqueles que dedicaram suas vidas à defesa da terra e dos direitos camponeses, mantendo viva sua memória por meio da arte, poesia e música.

A data tem um significado especial, pois rememora o martírio de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado em 2 de abril de 1962, uma figura emblemática na luta pela reforma agrária no Brasil. O assassinato dele, que visava silenciar a luta dos trabalhadores rurais, resultou em um movimento ainda mais forte de resistência, levando à instituição do Dia Municipal e Estadual da Memória Camponesa, por meio de projetos de lei apresentados pela deputada Cida Ramos e pelo vereador David Matias, a partir de solicitações feitas pelo Memorial das Ligas e Lutas Camponesas.
Neste ano, o evento ocorrerá em formato de sarau, mais intimista, com poesia, forró, música e arte, resgatando a memória dos lutadores e lutadoras da terra. Embora tradicionalmente realizado em 2 de abril, data do assassinato de João Pedro Teixeira – que neste ano completa 63 anos –, a atividade foi transferida para o final de semana seguinte por cair durante a semana, como é costume.
“O sarau é também um momento de denúncia das violências sofridas historicamente e ainda hoje pela classe camponesa, com tantas vidas ceifadas na luta por um pedaço de terra e pela democratização do acesso à terra. É também um momento de celebração da memória e da continuidade da luta, reforçando o compromisso com a reforma agrária e com um ideal coletivo de justiça social”, explica Alane Lima, presidenta do memorial.
O evento ocorrerá na comunidade Tradicional de Barra de Antas, localizada no município de Sapé , a partir das 15h e previsão de encerramento às 18h40. O público contará com a participação de diversos artistas, companheiros e companheiras que se juntarão para fazer ecoar a memória dos que dedicaram suas vidas à construção de um mundo mais justo.
Programação do Sarau da Memória Camponesa
Apresentadores: Hygia e Marquinhos
- Casaca – costura poética – Balaio de livros
- Adeildo Vieira
- Jéssica Silva
- Edno Luna
- Casaca
- José Aderaldo
- Naldinho
- Casaca
- Grupo voz ativa
- Grupo Bate Coração