Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

transtorno

Reparo da Águas do Rio provoca fechamento de 11 estações do MetrôRio, e bairros ficam sem água

Muro desabou sobre os trilhos do sistema metroviário na manhã desta quarta-feira (9)

09.abr.2025 às 09h38
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
Reparo da Águas do Rio provoca fechamento de 11 estações do MetrôRio, e bairros ficam sem água

Reparo da Águas do Rio causou acidente nos trilhos do metrô - Reprodução/TV Globo

Uma parte do muro da estação de metrô Engenho da Rainha, na zona norte do Rio, desabou sobre os trilhos na manhã desta quarta-feira (9). O acidente ocorreu durante o trabalho de uma equipe da concessionária Águas no Rio no reparo de uma tubulação na avenida Martin Luther King Jr. 

Onze estações da Linha 2 do metrô no Rio estão fechadas devido ao acidente: Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma e Del Castilho. As composições seguem apenas no sentido centro do Rio. 

Linhas de ônibus e trens urbanos da SuperVia circulam com reforço para atender a demanda de passageiros. Uma faixa da avenida Martin Luther King Jr está interditada para o trânsito em direção à Pavuna.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

Não há registro de feridos no acidente até o momento. O MetrôRio afirmou que está com contato com a concessionária para remover os destroços dos trilhos.

Em nota à reportagem, a Águas do Rio lamentou os transtornos causados à população e afirmou que equipes seguem atuando no local. “O trabalho de retirada dos destroços do muro está sendo realizado em conjunto com equipes da Metrô Rio. Ao final dessa etapa, a estrutura será reerguida no local”, diz o texto.

Por volta das 11h, o MetrôRio informou que reestabeleceu a operação da Linha 2.

Abastecimento interrompido

Devido à ocorrência, o abastecimento de água está interrompido em alguns bairros da região: Engenho da Rainha, São Francisco Xavier, Mangueira, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Del Castilho, Jacaré, Jacarezinho e Rocha.

Segundo a Águas do Rio, a conclusão do serviço está prevista para a tarde de quinta-feira (10). As equipes atuavam no reparo de um vazamento em uma tubulação de grande porte.

Descaso

A deputada estadual Marina do MST (PT) lembrou do impacto da interrupção do transporte na rotina dos trabalhadores. “É isso que a privatização entrega: caos e descaso! Véspera de reajuste e o povo trabalhador, que já sofre, agora nem consegue chegar ao trabalho. Não a privatização!”, escreveu.

Para o deputado federal Tarcísio Motta (Psol), houve descaso das empresas. “Faltando três dias para mais um aumento na sua tarifa, o Metrô Rio simplesmente FECHA quase metade da linha 2, por conta da queda de um muro em Engenho da Rainha. A culpada? Águas do Rio! A falta de compromisso da iniciativa privada com o funcionamento da cidade é alarmante! É o que acontece quando se privatiza serviços essenciais para a população”, publicou nas redes sociais.

Desde a privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Cedae), em 2021, a Águas do Rio assumiu a distribuição do serviço de água e esgoto em diversos municípios do estado, além de bairros da capital fluminense.

No último ano, foram registrados quase 20 rompimentos de adutoras na capital e em cidades da Baixada Fluminense. Além de prejuízos materiais à população, uma idosa morreu soterrada devido ao rompimento de adutora em Rocha Miranda, na zona norte, em novembro.

A empresa tem sido alvo recorrente de críticas por suas tarifas altas, e a falta de água que tem afetado a população constantemente. Durante as ondas de calor no início do ano, a crise de desabastecimento se estendeu por mais de uma semana em alguns bairros.

Editado por: Clívia Mesquita
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Repercussão

Câmara autoriza licença para Zambelli; deputada é considerada foragida

Reconhecimento

Lula recebe título de doutor ‘honoris causa’ em universidade ‘herdeira de Maio de 68’ na França

Pedido de absolvição

STF julga recurso de Carla Zambelli para anular condenação

IMPOSTO

Revisão do IOF pode destravar combate a privilégios, mas levar a cortes sociais

MESADA

Bolsonaro diz que deu R$ 2 milhões para custear filho que está nos EUA

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.