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Início Educação

LITERATURA ORAL

Projeto leva literatura oral a 172 escolas públicas do Paraná

Iniciativa percorre seis cidades com encontros literários gratuitos que revalorizam o imaginário popular e o tropeirismo

10.abr.2025 às 15h43
Curitiba (PR)
Redação
Projeto leva literatura oral a 172 escolas públicas do Paraná

- Com a ajuda de uma caixa de contação de histórias, mediadores transformam contos populares em encontros literários. Foto: Divulgação

Com histórias de astúcia e rebeldia, inspiradas na tradição oral e na figura de personagens como Pedro Malasartes, um projeto cultural está levando literatura às salas de aula de escolas públicas em seis cidades do Paraná. A proposta é criar encontros literários que estimulem a imaginação e provoquem reflexões sobre poder, esperteza e resistência.

Batizado de No Meio do Caminho Tinha um Pedro – Histórias de Malasartes e Outros Anti-Heróis, o projeto promove 172 sessões de contação de histórias para crianças de 7 a 12 anos, em municípios com forte herança do tropeirismo, como Balsa Nova, Campo do Tenente, Porto Amazonas, Carambeí, Sengés e Tibagi.

A iniciativa propõe o acesso democrático à cultura e busca formar repertórios literários desde a infância, especialmente em regiões afastadas dos grandes centros. “Acreditamos que o prazer inesperado da vivência literária compartilhada em grupo possa dissolver resistências, desmanchar couraças e ser uma semente para novas experiências”, diz o mediador e idealizador Luis Teixeira.

Ele divide as sessões com a também mediadora Adriane Havro. Ambos atuam há mais de 20 anos em projetos de leitura em escolas e instituições sociais e fizeram parte da equipe do programa Curitiba Lê.

Luis Teixeira e Adriane Havro, mediadores do projeto, utilizam objetos lúdicos para dar vida a personagens durante as sessões com alunos da rede pública. Foto: Divulgação

As histórias escolhidas, de autores como Ângela Lago, Ricardo Azevedo, Tatiana Belinky, Ilan Brenman e Ana Maria Machado, são marcadas pelo humor, pela inteligência e pelo enfrentamento simbólico ao poder. “Esses contos mostram o anti-herói desafiando coronéis, religiosos dogmáticos e outros opressores, sem armas ou violência, apenas com sagacidade”, explica Teixeira.

A proposta vai além da performance literária. Os encontros envolvem não só os alunos, mas também professores, merendeiras, inspetores e outros profissionais da comunidade escolar. O objetivo é provocar um reencantamento dos espaços cotidianos da escola e incentivar novos olhares sobre a literatura e sobre o mundo.

Editado por: Ana Carolina Caldas e Mayala Fernandes
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