Começam nesta quinta-feira (17) e seguem até o sábado (19), na Caixa Cultural do Recife, as apresentações de um espetáculo musical e artístico amazônico. A partir das 20 horas, o público poderá assistir ao show da banda Baile do Mestre Cupijó, trazendo os elementos típicos da região que fica entre as regiões do Marajó e a capital Belém, no Pará. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia). A Caixa Cultural fica na avenida Alfredo Lisboa, nº 505, em frente ao Marco Zero, no bairro do Recife.
A principal expressão cultural amazônica modernizada e popularizada pelo ícone paraense Mestre Cupijó, intelectual falecido em 2012, é o siriá – a “dança do amor idílico” -, que recebeu influências do mambo caribenho. Mas o banguê e o samba de cacete também receberam um toque do mestre e fazem parte do espetáculo. Os ingressos para a quinta-feira estão esgotados. Mas os tickets para a sexta-feira e sábado estão à venda na plataforma Sympla (clique aqui) e na bilheteria do local.
O repertório inclui clássicos amazônicos dos discos cinquentenários Siriá (1974) e Mestre Cupijó e seu ritmo (1975), mas também músicas autorais da banda, acompanhadas de projeções visuais de realidade aumentada do artista Kambô Art. Na sexta-feira (19) haverá um bate-papo com a banda após o show, enquanto no sábado o espetáculo tem tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Leia também: Plataforma mapeia e destaca os principais bens culturais de Camaragibe (PE)
Filme indígena pernambucano tem estreia em ato nacional dos povos originários, em Brasília (DF)
Encontros no Recife propõem explorar Libras como expressão artística