O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) encerrou na tarde desta quinta-feira (17) a greve de fome iniciada em 8 de abril, como forma de protesto contra a recomendação do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados de cassar seu mandato.
“A suspensão da greve de fome vem a partir de uma mensagem que demonstrou, a partir de toda essa solidariedade, um recuo, uma sinalização importante sobre toda essa perseguição que estava se operando”, afirmou Braga em entrevista coletiva.
O acordo para o fim do protesto foi costurado com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),que assegurou que o caso não será submetido ao Plenário da casa em um prazo menor do que 60 dias. “Garanto que, após a deliberação da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania], qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias, para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar”, assegurou Motta em publicação no X.
Braga responde a um processo por quebra de decoro por ter se envolvido numa discussão que chegou ao embate físico com um militante de extrema direita ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL). Para casos de quebra de decoro, o Código de Ética da Câmara prevê quatro possíveis penalidades: censura, verbal ou escrita; suspensão de prerrogativas regimentais por até seis meses; suspensão do exercício do mandato por até seis meses; e perda de mandato.
A defesa do psolista deve apresentar na próxima terça-feira (22) à CCJ da Câmara dos Deputados um recurso que questiona o rito adotado no processo de cassação.
“Nós não estamos suspendendo a luta contra ao poder oligárquico. Não estamos suspendendo a luta pela responsabilização dos assassinos de Marielle. Não estamos suspendendo a luta pela responsabilização dos golpistas de plantão. Não estamos suspendendo o conjunto das nossas lutas”, discursou.
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) elogiou a atuação de Hugo Motta no caso. “Quero te agradecer pelo espírito de conciliação e capacidade de negociação, presidente Hugo Mota! Um gesto importante nessa quinta-feira santa”, publicou no X.