Começou nesta sexta-feira o Fórum Nordestino da Bicicleta (FNEbici), que em sua 7ª edição retorna ao Recife com uma programação para quem pedala, sonha e atua por uma cidades mais justas, saudáveis e mais “pedaláveis”. As atividades seguem até a segunda-feira (21), passando por diversos pontos da capital pernambucana, promovendo oficinas, debates, trocas de experiências, atividades culturais e muitos passeios de bicicleta. Todos os eventos são gratuitos.
A mesa de abertura acontece na sexta-feira (18), das 17 horas às 19h, na sede da Ameciclo, que fica na rua da Aurora, nº 529, na esquina com a rua Princesa Isabel. Em seguida, o pedal cultural Buzina mas não freia leva os ciclistas para um passeio pela cidade, divulgando a chegada do FNEbici ao Recife.
No sábado (19) há duas opções de atividades pela manhã: a Bicicletadinha, às 8h30, saindo do Parque das Graças; e, no mesmo horário, acontece uma oficina-mutirão de compostagem para pensar soluções para resíduos orgânicos, na Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), na Vila Santa Luzia, Torre. Às 10 horas, também na Cozinha Solidária, uma roda de diálogo sobre os desafios para avançar na ciclomobilidade nas cidades da região Nordeste.
Leia: Fórum Nordestino da Bicicleta acontece no Recife e está com inscrições abertas
Ainda no sábado, também na Vila Santa Luzia, mas na sede do Centro de Educação Popular e Assistência Social de Pernambuco (Cepas), haverá uma oficina de fanzine voltada para o cicloativismo e uma roda de conversa sobre mulheres e corpos diversos pedalando nas cidades. Às 18h, o Pedal Tubas leva os ciclistas até o Che Bar, na Boa Vista. A partir das 19h30, tem lançamento de um zine sobre cicloviagens, uma apresentação de manobras de bicicleta e um karaokê.
No domingo (20) a programação acontece toda na Casa Marielle Franco, sede estadual do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), junto à Praça do Derby. A manhã será de oficinas de costura poética, de batucada em latas e de elaboração da Estratégia Nacional da Bicicleta (Enabici) nas cidades representadas no encontro. O turno da tarde terá a assembleia do FNEbici, um pedal turístico do La Ursa Tours , que retorna à Casa Marielle para uma noite de Som na Rural.
A segunda-feira (21), último dia de evento, será de atividades na Vila Vintém, comunidade no bairro de Casa Forte. De manhã tem uma oficina de mecânica e uma conversa com a Escola Bike Anjo, além de uma oficina para construção de tacos de polo (sim, o esporte praticado com cavalos).
No turno da tarde é hora de praticar o esporte – mas nenhum cavalo participará da brincadeira. O bicipolo uma adaptação do esporte, mas jogado com as “burras” de duas rodas. Serão apresentadas as regras básicas, os equipamentos e, claro, alguns jogos para quem quiser brincar.
Programação completa do 7º FNEbici:
Sexta-feira (18), na sede da Ameciclo*
16h20 às 19h: Credenciamento
17h às 19h: Mesa de abertura
19h às 21h: Pedal Cultural + “Buzina mas não freia”
*na rua da Aurora, nº 529, na esquina com a rua Princesa Isabel.
Sábado (19)
Parque das Graças
8h30 às 10h: Bicicletadinha.
Na Cozinha Solidária do MTST, na Vila Santa Luzia (Torre)
8h30 às 10h: Composcletada (oficina mutirão sobre compostagem e resíduos orgânicos)
10h às 13h: Grupo de Trabalho Diálogos (avanços e desafios da mobilidade por bicicletas no Nordeste)
13h às 14h40: Almoço coletivo
No Cepas, na Vila Santa Luzia (Torre)
14h30 às 16h: Oficina de fanzine cicloativista,
16h às 18h: Roda de conversa “Pedal feminino e outros corpos na cidade”
18h: Pedal Tubas até o Che
No Che Comedoria e Bar*
19h30: Lançamento do zine Ciclo Zine – Narrativas gráficas de uma cicloviagem
20h30: Sujeira Crew (apresentação de manobras)
21h: Ki-karro-okê
*na rua da Saudade, nº 209, bairro da Boa Vista
Domingo (20)
Na Casa Marielle Franco, sede do Psol*
9h: Café da manhã
9h30 às 11h: Oficina “Corpo costurando poesia” + Oficina Pau e Lata
11h às 12h30: Oficina “Enabici na minha cidade?”
12h30 às 14h30: Almoço
14h30 às 18h: Assembleia
18h: Pedal La Ursa Tours
20h às 23h: Festa Sim na Rural
*na rua Feliciano Gomes, nº 134, no Derby.
Segunda-feira (21)
Na Vila Vintém (Casa Forte)
10h às 11h: Oficina de Tacos
10h às 12h: Oficina Mecânica + Escola Bike Anjo
14h às 18h: Recife BiciPolo (bate-papo sobre o esporte, oficina e partidas)