O carioca Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, realizada em Macau, na China, na manhã deste domingo (20). É a primeira vez que o Brasil conquista o título.
Aos 28 anos, o tenista, que está no 5º lugar no ranking mundial, já era um dos grandes nomes do esporte no país, aparecendo como favorito em campeonatos internacionais, inclusive nas Olimpíadas. Na última edição dos Jogos, em Paris 2024, Calderano ficou nas semifinais.
Antes de chegar à final deste domingo e vencer Lin Shidong, número 1 do ranking mundial de tênis de mesa, o atleta havia passado por outros dois chineses que estavam no top 3. A expectativa é que, com a vitória, ele alcance o 4º lugar geral.
“Eu não sei como eu me sinto. Antes do jogo, eu não poderia imaginar que venceria o número 2, 3 e número 1 mundo. Estou colocando meu nome na história mundial”, disse em entrevista logo após a vitória. Calderano agradeceu o apoio de amigos e familiares, especialmente neste último mês. “Eu não estava bem”, falou lembrando também da importância de chegar ao título após a frustração das últimas Olimpíadas.
No mundial de tênis de mesa, o Brasil também contou com Bruna Takahashi, mas que ficou nas quartas de final femininas na chave de simples. A paulista perdeu para a chinesa Chen Xingtong, número quatro do mundo.