O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve realizar uma visita ao acampamento Maila Sabrina do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Paraná, para anunciar a criação de um novo assentamento. A visita está prevista para o final deste mês e contará com a presença do ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de outros nomes do governo ainda não confirmados.
A comunidade Maila Sabrina está localizada no limite entre os municípios de Ortigueira e Faxinal, na região centro-sul dos Campos Gerais do estado. O acampamento do MST existe há 22 anos e espera receber o título de assentamento de terra durante a visita, marcada para o dia 30 de abril.
Este pode ser o segundo gesto concreto pela reforma agrária desta gestão do presidente.
O espaço ocupado servia, no passado, para a criação de búfalos e, segundo o MST, estava em estado de degradação ambiental intenso.
O território hoje é lar de 1600 pessoas que trabalham no cultivo de grãos, hortaliças, verduras e frutas, pequenas criações de animais e também produção orgânica.
Logo após o carnaval, Lula fez a primeira ação durante visita ao interior de Minas Gerais, Em Campo do Meio, o presidente assinou decreto de desapropriação de uma área que há 27 anos tem sido um espaço de construção coletiva e produção de alimentos do MST, o Quilombo Campo Grande.
Na ocasião, o governo também confirmou 138 novos assentamentos, localizados em 24 estados do país, além da destinação de 75.573 hectares de terra para fins de Reforma Agrária, possibilitando assim a criação de 12.297 novos lotes familiares de trabalhadores rurais.