A chuva que se intensificou na noite de sábado (19) fez acionar o sistema de alerta para desastres no Guarujá, cidade no litoral paulista. Pelas redes sociais, o prefeito Fardi Madi (Podemos) gravou um vídeo pedindo que moradores de área de risco deixem suas casas.
“Todos vocês que vivem em área de encosta, área de morro, por favor atendam ao chamado, todo mundo foi notificado que existe um risco. Especialmente moradores dos bairros Cachoeira, Barreira, Morro do Macaco. Todos fiquem atentos, desçam do morro. Toda equipe está atenta e disponível, por favor, não corram risco”
A prefeitura orienta que as pessoas busquem abrigo na Escola Municipal Sérgio Pereira, na avenida Atlântica, 1516, no Balneário Cidade Atlântica. Autoridades também recomendam que procurem o Ginásio Municipal.
ABC
Mais cedo, ao longo do sábado (19), cidades da região do ABC Paulista também foram afetadas pela chuva. Segundo agências de meteorologia, em Diadema o volume de água ultrapassou 84 milímetros nas últimas duas horas, equivalente ao esperado para os próximos 24 dias.
São Bernardo do Campo também foi impactada com mais chuva do que o esperado. Em algumas avenidas, carros chegaram a ser arrastados pelos alagamentos. As cidades de São Caetano do Sul e Santo André passam por situação semelhante.
Milhares de casas ficaram sem luz durante a noite de sábado em todo ABC Paulista.
A previsão para este domingo e os próximos dias é de trégua na chuva para a região metropolitana.
“As simulações atmosféricas mais recentes indicam uma pequena trégua em relação às chuvas fortes nos próximos dias. A previsão é que volte a chover de forma significativa entre os dias 24 e 25, quando da passagem de uma nova frente fria por São Paulo”, avisa o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia alertado ainda na quinta-feira (17) da previsão de fortes chuvas ao longo do final de semana em alguns estados da região centro-oeste e sudeste, como São Paulo.
Segundo o órgão, a “passagem de um sistema frontal pelo oceano” iria provocar fortes chuvas no centro e no litoral do estado.
“Em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, as instabilidades devem se intensificar neste período, com chuvas que podem chegar aos 100 mm e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h”, segue a nota, que prevê queda de temperatura em algumas localidades neste domingo (20).