Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Variedades

JORNALISMO

Seminário em Porto Alegre discute futuro da comunicação sindical e combate à desinformação

Evento promovido por Adufrgs-Sindical e Sul21 reúne especialistas para debater os desafios da era digital

23.abr.2025 às 12h58
Porto Alegre (RS)
Marcela Brandes
Seminário em Porto Alegre discute futuro da comunicação sindical e combate à desinformação

Jornalista Caco Barcellos abre seminário com debate sobre os rumos da comunicação no cenário digital e os desafios do jornalismo comprometido com o interesse público - Foto: Tv Globo

O impacto das mídias digitais sobre o jornalismo e a comunicação sindical estará no centro dos debates no seminário de comunicação promovido pelo Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, a Adufrgs-Sindical, em parceria com o portal Sul21, nos dias 24 e 25 de abril, em Porto Alegre (RS). A atividade contará com a participação de nomes de peso do jornalismo e da comunicação institucional, e será realizada no auditório do sindicato (Rua Barão do Amazonas, 1581 – Jardim Botânico), com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) e Sindicato dos Jornalistas do RS.

A abertura do seminário será marcada pela presença do jornalista Caco Barcellos, conhecido por sua longa trajetória no jornalismo investigativo. Ele abordará o tema “Estratégias de comunicação: os desafios do jornalismo do futuro em um ambiente dominado por influenciadores digitais”.

Com programação presencial no dia 24 e formato híbrido no dia 25 (online pelo Youtube), o evento se propõe a refletir sobre as transformações no campo da comunicação, especialmente no contexto sindical. Estarão em foco em temas como media training nas redes sociais, estratégias de crise, disputa de narrativas e combate à desinformação.

A iniciativa é voltada a professores, comunicadores, estudantes da área e dirigentes sindicais. As inscrições (clique aqui) variam conforme o público, com isenção para estudantes mediante comprovante de matrícula. Já profissionais da comunicação e representantes sindicais pagam uma taxa simbólica de R$ 50 para participação nos dois dias.

A programação inclui nomes como a relações públicas Fernanda Silva, o jornalista Gabriel Galli, a professora e diretora de comunicação da Adufrgs, Ana Karin Nunes, e os jornalistas Leandro Demori e Juliana Coin, que encerram o seminário com reflexões sobre desinformação e os desafios das crises contemporâneas.

Interessados podem acompanhar a programação completa e realizar a inscrição através do formulário disponível nos canais da Adufrgs-Sindical. Participantes presenciais receberão certificado.

Reflexões sobre comunicação, jornalismo e sindicalismo em tempos de desinformação e redes digitais.

Programação Completa

24/04 (quinta-feira) somente presencial

17h30 – Credenciamento.

18h20 – Abertura do evento.

18h30 – Palestra de abertura: Estratégias de comunicação, os desafios do jornalismo do futuro no mercado tomado por comunicadores digitais – com o jornalista e repórter de TV Caco Barcellos.

20h às 22h – Atividade de encerramento.

25/04 (sexta-feira) presencial e transmitido ao vivo pelo YouTube

10h – Credenciamento.

10h20 – Abertura do evento.

10h30 – Painel Noções de media training no contexto das mídias sociais digitas.
Tema: “Media Training na Era Digital: estratégias de comunicação e posicionamento em redes sociais”- com a relações públicas Fernanda Silva.
Tema: “Mapeamento de comunicação e principais estratégias” – com o jornalista Gabriel Galli.

12h às 14h – Intervalo – almoço (por conta do participante)

14h – Painel Interesse público x do público e gestão de crise no contexto da comunicação pública.
Tema: “Estratégias da política sindical com foco em prevenção e gestão de crise”- com a professora da Fabico Ufrgs, Ana Karin Nunes, diretora de Comunicação da Adufrgs-Sindical.
Tema: “Dos interesses dos públicos ao interesse público: disputas e acordos possíveis”- com a relações públicas, jornalista e professora da Fabico Ufrgs, Fiorenza Carnielli.

15h30 – Intervalo.

16h – Painel Desinformação e fake news no contexto da comunicação e mobilização sindical.
Tema: “Revoluções por minuto: estratégias em um mundo conectado” – com o jornalista Leandro Demori.
Tema: “No Olho do Furacão: Como enfrentar a desinformação em tempos de crise climática e política” – com a jornalista Juliana Coin.

17h30 – Encerramento.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Não subestimemos o poder da mentira em larga escala

CHECAGEM

Dia da mentira: saiba quais foram as fake news disseminadas pela extrema direita em março 

ELEIÇÕES 2022

Adufrgs Sindical lança campanha pelo voto consciente nas eleições 2022

Juscelino Filho

Governo perde chance de democratizar mídias ao manter União Brasil nas Comunicações, dizem movimentos

Veja mais

ARTIGO

Osias Gomes: o homem que transformaram em louco

ARTIGO

No meio do caminho tinha uma COP…

CABE RECURSO

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

RESSARCIMENTO

Mais de 473 mil segurados do INSS já contestaram vínculo com associações

barrado

Ex-ministro Nelson Jobim tem título de Doutor Honoris Causa negado por Conselho Universitário da UFF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.