Shows, feiras e espetáculos gratuitos movimentam o Ceará neste fim de semana, refletindo o crescimento e a diversidade da cena cultural em todas as regiões do estado. Do litoral ao sertão, espaços públicos e centros culturais recebem uma programação intensa que valoriza a produção local e atrai um público cada vez mais engajado.
A programação que vai da música popular à arte contemporânea, mostra que o setor cultural cearense está em pleno desenvolvimento e vive um momento de celebração da identidade e da criatividade. Confira agora no BdF Ceará, mais uma agenda cultural.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Em 2025, o Dragão do Mar celebra 26 anos de trajetória como um dos mais relevantes centros culturais do Ceará e do Brasil. Para marcar a data, o Dragão propõe uma comemoração que extrapola seus limites físicos, ocupando os territórios vizinhos e reafirmando sua vocação como espaço público de encontros, escuta e diversidade.
Este ano, a festa se desdobra em novos palcos e se projeta para além de seus muros. A expansão territorial reforça um dos princípios que direcionam sua atuação: a cultura como direito e o Dragão como elo entre pessoas, lugares e saberes. As ações comemorativas circularão por comunidades vizinhas, como Poço da Draga, Moura Brasil e Graviola, fortalecendo vínculos e impulsionando o ecossistema criativo do qual faz parte.
Domingo | 27 de abril
Local: Poço da Draga (próximo ao Centro Dragão do Mar)
12h – Não insistas, Rapariga!, com participação especial de Samya Kassia
13h20 – Sérgio Krakowski
14h30 – Festa Crioula e Princesinha de Favela
16h20 – Projeto Na Ponta da Agulha
17h50 – Deixe com Elas
Sexta-feira | 25 de abril
CINE FORMOSA
Local: Pavilhão Atlântico – Poço da Draga
Filmes:
- Mutirão, de Lincoln Péricles
- Rua Dinorá, de Natália Maia e Samuel Brasileiro
- Cores e Botas, de Juliana Vicente
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
É com impulso coletivo que o Centro Cultural do Cariri comemora seus três anos de existência no próximo sábado (26), com uma programação especial dedicada à socialização da pesquisa Corpo, Terra e Cultura.
A celebração se transforma em um grande encontro de reverência, memória e partilha, convidando o público a vivenciar a força dos territórios e a riqueza da geografia cultural do Cariri cearense. As atividades têm início às 16h30, ocupando a Galeria Átrio e o Bosque, com instalação artística, exibição de documentários e partilha de comidas tradicionais – tudo com acessibilidade em Libras e classificação indicativa livre.
Programação
Socialização da pesquisa Corpo, Terra e Cultura com instalação, exibição de documentários, cortejo e partilha de comidas.
Horário: 16h30 às 18h
Local: Galeria Átrio e Bosque
Partilhas:
MESTRA DONA LÚCIA
Doce de Cunca de Assaré
MESTRA DONA DIVA
Pão de Arroz de Várzea Alegre
DONA OSANA
Renovação do Sagrado Coração de Jesus de Juazeiro do Norte
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::
Casa de Saberes Cego Aderaldo
Até o próximo sábado (26), acontece a quinta edição do Abril Indígena que traz como tema Ancestralidade Indígena: Somos Atemporais, afirmando que o tempo dos povos originários não se curva ao calendário. É o tempo da terra, da memória viva, do encantamento e da luta.
A programação reúne vivências com mestres e mestras indígenas, rodas de conversa, oficinas, exposições, exibição de filmes, trilhas e apresentações culturais, com ações descentralizadas em Quixadá, Aquiraz e Quixeramobim. A proposta é aprofundar a escuta dos saberes ancestrais e valorizar o protagonismo dos povos indígenas, reafirmando suas vozes como centrais na construção de futuros possíveis e plurais.
Sexta-feira | 25 de abril
09h – Vivência: Saberes e Fazeres dos Mestres e Mestras Indígenas no Ceará com
18h às 21h – Bodega da Casa
18h – Cine Beija-Flor com Iago Barreto (arte educador e fotógrafo)
Sábado | 26 de abril
07h – GeoTrilha:
Museu da Imagem e do Som
O MIS do Ceará promove atividades diversas, com roda de conversa, sessão adaptada na sala imersiva para pessoas com autismo, shows, oficinas e roda de capoeira. E em celebração ao Abril Indígena, mês que promove a valorização e direitos dos povos originários, duas novas exposições trarão à tona a riqueza cultural e a resistência das comunidades indígenas: Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake de São Paulo, e Re-floresta, obra audiovisual imersiva da artista Roberta Carvalho.
O lançamento de ambas ocorrerá no sábado (26), às 17h, na praça do MIS. Na ocasião, haverá também discotecagem do DJ Rapha Anacé às 17h30 e show da cantora Brisa Flow às 18h30. Toda a programação é gratuita.
Complexo Cultural Estação das Artes
Vai ter programação para todos os gostos neste fim de semana na Estação das Artes. De sexta a domingo, a Gare será ocupada por artistas e coletivos trazendo música, dança e teatro de forma gratuita e com acessibilidade em Libras.
Sexta-feira | 25 de abril
18h30 a 21h30 – Marézada Especial Funky convida DJ Nego Célio
Sábado | 26 de abril
17h às 22h
Viva La Pachanga: a dança proibida
Feira Kuya de Design Autoral, nos Jardins da Kuya
Feira Gastronômica Sulamericana, no Mercado AlimentaCE
Domingo | 27 de abril
10h às 13h – Oficina Infantil “Brincando de bordar”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
11h30 às 12h – Espetáculo “Canções Daqui, Contos do Mundo”, com Cia Pão Doce (Parceria SESC)
13h às 14h40 – Marcelo Góis canta Jahvan, no Mercado AlimentaCE
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::