A ACT Promoção da Saúde convida voluntários para mutirão de limpeza na praia de Copacabana na manhã deste sábado (26). A organização se juntou à Equipe 15 de natação em águas abertas para a ação que fará o recolhimento de dejetos no mar e nas areias da praia. O ponto de encontro será na tenda da Equipe 15, que fica na altura do Posto 5.
A ação faz parte da campanha Duplo Impacto, que busca sensibilizar a população dos riscos que bebidas alcoólicas, consumo de cigarros, vapes ou alimentos ultraprocessados causam à saúde humana e do planeta. A campanha se baseia em dados científicos que provam esses como principais causadores de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes, doenças pulmonares e respiratórias, ao passo que a sua produção e consumo desses produtos também tem impactos ambientais de grandes proporções.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
As empresas produtoras destes produtos estão entre as maiores poluidoras de plástico no mundo, além de outros resíduos tóxicos, como é o caso das bitucas de cigarros. Na sua produção, o impacto ambiental e social também é alarmante. Dados apresentados pela ACT mostram que para a produção de um litro de cerveja, são gastos 298 litros de água. Em outra situação, uma fábrica de refrigerante em Brumadinho (MG) deixou 800 famílias sem acesso à água.
A socióloga e diretora-executiva da ONG, Paula Johns, fala da importância de sensibilizar a população para a redução do consumo destes produtos, uma vez que considera a saúde humana e do meio ambiente indissociáveis. Porém, Johns pontuou ao Brasil de Fato que “para conseguir eliminar o plástico, acabar com a poluição plástica, a gente precisa de um conjunto de políticas públicas que vão desde reuso, reutilização, logística reversa, e a responsabilização do produtores, as grandes marcas”.
A poluição por plástico é considerada pela ONU a segunda maior ameaça ambiental ao planeta, ficando atrás apenas da crise climática. Está em discussão a tentativa de um acordo global em torno da contenção de poluição por plástico. Paula Johns destaca que a reciclagem não é a solução, e que a restrição deve ser pensada na etapa de produção. “De todo plástico produzido mundialmente, só 9% é reciclado. No Brasil é muito mais baixo do que isso”, lamenta. Ainda segundo a ONU, o Brasil é um dos maiores produtores de resíduo plástico no mundo, sendo que apenas 1,2% é reciclado.
A ação deste sábado terá início com equipes de nadadores de águas abertas que farão o recolhimento de dejetos no mar, seguido da limpeza simbólica das areias, com participação de voluntários. Haverá uma exposição de peças da campanha e de fotografias demonstrando o que já foi recolhido do mar. A atividade se encerra com um café da manhã coletivo com frutas, sem geração de resíduos.
A Campanha Duplo Impacto é realizada em parceria com a Vital Strategies, e apoio de organizações como o Grupo de Trabalho da Agenda 2030, a Global Alliance for Incinerator Alternative – Gaia, Greenpeace, Instituto Democracia e Sustentabilidade, Oceana e Vida Sem Plástico, além da Secretaria Municipal da Saúde e do Rap da Saúde
Serviço
Ação de limpeza na praia de Copacabana
Local: Tenda da Equipe 15 (Próximo ao Posto 5)
Data: Sábado, 26 de Abril
Horário: 7h30 a 10h30