Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para o curso de extensão “Política internacional para movimentos sociais: descolonizando a diplomacia brasileira e democratizando o debate internacional no Brasil”. A formação gratuita terá aulas presenciais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ).
Serão ao todo seis módulos, com aulas sempre às terças-feiras, a partir de maio, das 19h às 21h. A iniciativa é uma parceria da Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) com a UFRJ e o Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs). O IFCS/UFRJ fica localizado no Largo de São Francisco, no centro do Rio.
Ao Brasil de Fato, a coordenadora da Rede JSB Sandra Quintela explicou o curso foi elaborado para tratar das agendas internacionais que acontecem no país de forma crítica. Os movimentos sociais populares, nesse contexto, são os atores para democratizar esse debate a partir de uma metodologia baseada na educação popular.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
“O curso foi motivado pela agenda que o Brasil está envolvido agora, ano passado tivemos o G20, esse ano o BRICS e a COP30. Tudo isso é entendido como mega evento, mas, em geral, as pessoas não entendem o que está sendo debatido, o que está em jogo, como isso interfere no cotidiano da vida, o que os movimentos sociais têm a ver com isso”, afirma.
Ao longo da formação serão abordados temas como teorias de Relações Internacionais; história e realidade da política externa brasileira; intervenções dos Estados Unidos na América Latina e Caribe; movimentos sociais nas agendas internacionais e as lutas internacionais em 2025.
“Nós entendemos que é um espaço super importante de troca. A metodologia é baseada também na educação popular, na escuta, na construção de questões, e no envolvimento das organizações para a resolução dessas questões”, completa Quintela.
Além do conteúdo teórico, a formação pretende realizar visitas a campo para conhecer o papel de instituições diplomáticas que tem sede no Rio de Janeiro. Uma delas sendo o Palácio da Itamaraty, escritório que representa o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e onde também funciona o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).
A economista e educadora popular Sandra Quintela e o historiador Miguel Borba de Sá, professor do IFCS/UFRJ, são os responsáveis pela formação. O curso é voltado exclusivamente para integrantes de movimentos sociais populares, coletivos, entidades e organizações da sociedade civil. A primeira aula está prevista para o dia 6 de maio.
Serviço
Curso de extensão “Política internacional para movimentos sociais: descolonizando a diplomacia brasileira e democratizando o debate internacional no Brasil”.
Inscrições até 30 de abril (neste link)
Datas: 6, 13, 20 e 27 de maio, 3 e 10 de junho
Horário: 19h às 21h
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (Largo São Francisco de Paula nº1 – centro do Rio)
Curso gratuito e com certificado
Mais informações: [email protected]