Construir unidade popular para enfrentar os desafios históricos do Barreiro, região de Belo Horizonte, e fortalecer a democracia. Esses são os objetivos do Barreiro em Movimento (BEM), plataforma política que será lançada no dia 15 de maio, às 18h30, no Quinta-Arte, que fica na avenida Sinfrônio Brochado, 1053.
Em entrevista ao Brasil de Fato MG, André Xavier, um dos integrantes do BEM, explica que o movimento pretende reunir setores sociais, sindicais, ambientais e culturais com identidade progressista e de esquerda.
“Seu funcionamento será coletivo, nos territórios e em rede, buscando conquistas concretas para a região”, resume.
:: Leia também: Após forte pressão popular, Prefeitura de BH confirma IF no Barreiro::
O Barreiro tem tradição de lutas populares, como relembra Xavier.
“As principais lideranças do BEM protagonizaram a luta pelo Instituto Federal e, com muita mobilização, fomos vitoriosos. Agora, queremos dar um novo passo para evitar a dispersão das lutas e enfrentar o neoliberalismo e o fascismo.”
Entre as pautas prioritárias do movimento está a histórica demanda pela chegada do metrô até o Barreiro. Segundo o militante, a proposta da linha carrossel — que ampliaria a integração e a mobilidade na região — é central.
“Infelizmente, a privatização do metrô trouxe passagens mais caras e menos transparência. A linha simples proposta é inadmissível, vamos intensificar a luta pela linha carrossel e pela reforma da Estação Diamante, que é uma vergonha”, critica.
Defesa da democracia
O BEM também coloca a defesa da democracia no centro de sua atuação, combatendo qualquer tentativa de anistia às pessoas que atentaram pela democracia. Entre as bandeiras políticas estão o fim da escala 6×1, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$5 mil e a taxação das grandes fortunas.
“Vamos organizar a base popular nos territórios e disputar conselhos e associações para ampliar a participação popular”, afirma.
A plataforma também se apoia em pautas antirracistas, feministas e LGBTQIA+. Xavier destaca que o Barreiro já tem iniciativas consolidadas, como o núcleo Nalu Faria da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), que atualmente forma dezenas de mulheres em cursos de feminismo e antirracismo.
“Nosso objetivo, com o BEM, é reforçar ações integradas e potencializar essas lutas em nossa região”, aponta.
:: Leia também: Moradores denunciam corte de centenas de árvores no Barreiro, em BH::
A cultura e a defesa ambiental também têm espaço garantido no projeto. Segundo o integrante, o Fórum de Cultura e Artes do Barreiro foi retomado e o Movimento em Defesa da Serra do Rola Moça segue atuante.
“Com trabalho coletivo, queremos estimular a solidariedade e impulsionar um período de conquistas históricas para nossa região”, conclui.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
O lançamento da plataforma será aberto a toda população interessada em fortalecer a luta por direitos, cultura, meio ambiente e democracia no Barreiro.
Serviço
Lançamento da plataforma política do BEM
Data: 15/05, quinta-feira
Horário: 18h30
Local: no Quinta-Arte, avenida Sinfrônio Brochado, 1053 – Barreiro