O Distrito Federal se prepara para uma grande celebração multicultural com a chegada da 2ª edição do projeto Conterrâneos Novos de Guerra, que reverencia a memória dos trabalhadores que transformaram o cerrado em capital. Misturando mangue e sertão em um “foliante festejo”, o evento propõe um verdadeiro “brinquedo de batalha” contra as amarras da vida moderna, reunindo artistas nordestinos e cerratenses em uma ode à resistência cultural e à inventividade.
Este ano, o projeto presta uma homenagem póstuma ao cineasta Vladimir Carvalho, falecido em outubro de 2024, reconhecendo sua contribuição essencial para a preservação da memória candanga e para o cinema brasileiro, com dois dias de festa gratuita: terça (29) e quinta-feira (1º). Inspirado especialmente em seu documentário Conterrâneos Velhos de Guerra, o evento promove um diálogo vibrante entre gerações, linguagens artísticas e territórios.
A programação acontece em dois momentos:
- 29 de abril, no Centro Tradicional de Invenção Cultural (813 Sul), sede do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro;
- 1º de maio, no Museu Nacional da República, na área externa.
Em ambas as datas, a entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla.
Homenagem e rufar de tambores
A abertura acontece nesta terça-feira (29), às 18h30, na sede do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, no Centro Tradicional de Invenção Cultural. Às 19h, será exibido o filme Vladimir Carvalho – Cinema & Memória, dirigido por Marcia Zarur. Em seguida, a diretora e Tico Magalhães, mestre do grupo Seu Estrelo, conduzem uma roda de conversa sobre a vida e o legado do documentarista.
“Vladimir não foi apenas o maior documentarista do país, mas também deu uma contribuição inestimável para Brasília, no cinema, na educação e na formação de nossa identidade cultural”, destaca Zarur. Às 20h30, o rufar dos tambores do Seu Estrelo celebrará a memória de Carvalho, encerrando a noite em grande estilo.
Um terreiro cinematográfico no Museu Nacional
No feriado de 1º de maio, quinta-feira, a festa toma conta da área externa do Museu Nacional da República, com uma programação musical diversa e potente. A partir das 18h, artistas consagrados e novos talentos dividem o palco:
- Roberto Corrêa (DF), às 19h
- Orquestra Alada Trovão da Mata (DF) convidando Alessandra Leão (PE), às 20h
- Jorge du Peixe (PE), vocalista da Nação Zumbi, com o show Baião Granfino, às 21h30
- DJ J4k3 e DJ Jazz, a partir das 22h30
- Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) com participação de Juliana Linhares (RN), às 23h
A programação conta com tradução simultânea em Libras.
Celebração da diversidade
Conterrâneos Novos de Guerra é uma apaixonada declaração cultural ao Distrito Federal, realizada pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro feita a partir dos olhos do cineasta candango Vladimir Carvalho e da poetica cerratense de TT Catalão. Um projeto multicultural que propõe a união do cinema, da poesia, das artes visuais, do teatro e da música.
“Entre utopias e topadas, Brasília carrega a contradição, uma provocação, um invento que invade o monumento. Uma maquete massetada. Uma cidade repleta de Brasis que, por modo de suas culturas fresteiras, vem mostrando a sua comunidade e ao país o quanto de possibilidades artísticas podem brotar do planalto central, dentro de um Distrito Federal”, destaca o grupo.
Serviço:
Conterrâneos Novos de Guerra – Ser-tão Candango
- 29 de abril – Centro Tradicional de Invenção Cultural (813 Sul)
18h30 Abertura
19h Exibição do filme “Vladimir Carvalho – Cinema & Memória”
19h30 Roda de conversa com Marcia Zarur e Tico Magalhães
20h30 Homenagem com tambores de Seu Estrelo - 1º de maio – Museu Nacional da República
18h Abertura
19h Roberto Corrêa
20h Orquestra Alada Trovão da Mata convida Alessandra Leão
21h30 Jorge du Peixe canta Baião Granfino
22h30 DJs J4k3 + Jazz
23h Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro convida Juliana Linhares
00h DJs J4k3 + Jazz
Entrada gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla.