Movimentos sociais e sindicais vão direcionar, nesta quinta-feira (1º), atos em diversas capitais do país para pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a despachar a PEC que propõe o fim da jornada 6×1. A proposta, protocolada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) com apoio do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), ainda aguarda o envio para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“A PEC está na mesa diretora, o Hugo Motta está sentado em cima dela e precisa despachar. para avançarmos”, disse o vereador Rick Azevedo (Psol-RJ), criador do VAT, em entrevista ao Conexão BDF, do Brasil de Fato. “Tem muito lobby, muitos interesses empresariais, mas acredito que conseguiremos avançar se a classe trabalhadora continuar reivindicando e não perder o foco.”
Após ser despachada pelo presidente da Câmara, a PEC precisa passar pela CCJ, onde será analisada quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, segue para uma comissão especial e depois para votação em dois turnos no plenário da Câmara, antes de ir ao Senado.
Rick afirmou que o movimento, nascido nas redes sociais, tem ganhado força graças à mobilização popular e à atuação articulada junto ao Congresso. Para ele, a luta contra a escala 6×1 é dificultada por conta da herança escravocrata do país: “O Brasil é um país escravocrata, que se recusa a romper com esse período explorador. Então, o debate é muito difícil”, lamenta.
A PEC, segundo o vereador, enfrentou resistência até mesmo entre parlamentares de esquerda no início. Mas a pressão da base, por e-mails, redes sociais e manifestações, levou à coleta de assinaturas necessárias para ser protocolada na Câmara. Agora, a estratégia é repetir a dose: “Não adianta provar pontos, apresentar dados. O caminho é a pressão popular, nas ruas e nas redes.”
Rick também rebateu os argumentos de que a redução da jornada poderia prejudicar a produtividade. “Estão dizendo que o Brasil não tem produtividade. Mas como alguém vai render sendo sucateado, explorado, passando horas no transporte público? Os estudos mostram que a diminuição da jornada de trabalho traz um retorno bom para a produtividade.”
Os atos do 1º de Maio com foco na PEC contra a escala 6×1 acontecerão em diversas capitais do Brasil. Os locais e horários estão disponíveis nas redes sociais do movimento VAT.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.