Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

POVOS INDÍGENAS

Acordo põe fim a arrendamentos ilegais em Terra Indígena no Paraná após 15 anos

Novo modelo prevê gestão agrícola sustentável e protagonismo da comunidade Kaingang

05.maio.2025 às 16h29
Curitiba (PR)
Redação
Acordo põe fim a arrendamentos ilegais em Terra Indígena no Paraná após 15 anos

Entidades assinam acordo para encerrar mais de 15 anos de arrendamentos ilegais em terra indígena no Paraná — Foto: Mayra Wapichana/Funai

Após mais de uma década de contratos ilegais de arrendamento em terras indígenas no Paraná, um acordo, firmado na última terça-feira (29), marcou o início da transição para um novo modelo de produção agrícola sustentável na Terra Indígena (TI) Ivaí, localizada em Manoel Ribas (PR).

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado entre o Ministério Público Federal (MPF), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Associação Comunitária Indígena Laranjal (Acil) e a comunidade indígena Ivaí. A assinatura ocorreu após consulta prévia, livre e informada à comunidade, com a presença da presidente da Funai, Joênia Wapichana, e de lideranças Kaingang.

O objetivo central do TAC é substituir os contratos de arrendamento, prática considerada ilegal, por um modelo de produção gerido diretamente pela comunidade indígena. A mudança busca garantir a autonomia territorial, alimentar e econômica da TI Ivaí, onde práticas irregulares de arrendamento ocorrem desde meados dos anos 2000.

A Constituição Federal garante o usufruto exclusivo das terras pelos povos indígenas e proíbe qualquer tipo de ocupação, posse ou exploração por terceiros, tornando nulos tais contratos. O Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/1964) também veda arrendamentos em áreas públicas, como terras indígenas.

Segundo o MPF, o arrendamento na TI Ivaí não gerava benefícios à comunidade e, ao contrário, comprometia a estrutura social e colocava em risco a posse direta dos Kaingang. O TAC reconhece a nulidade desses contratos e exige seu cancelamento imediato.

Para viabilizar a produção autônoma, o acordo prevê a implementação do Plano de Aplicação do Projeto Comunidade Indígena Ivaí-Grónum, financiado com recursos da Renda do Patrimônio Indígena. O plano detalha ações para o ano de 2025, como o cultivo de 300 hectares com milho, feijão preto, feijão carioca e mandioca, além da correção do solo com calcário.

Também está prevista a compra de implementos agrícolas — como plantadeira, adubadeira, debulhador e trator — e de dois veículos tipo pick-up para apoio às atividades. Haverá ainda intercâmbio com o povo Terena para troca de conhecimentos sobre o cultivo da mandioca e contratação de engenheiro agrônomo para assistência técnica.

O TAC estabelece uma série de condicionantes à Acil e à comunidade, como a proibição do uso de transgênicos e do desmatamento para abrir novas áreas de cultivo. O uso de defensivos agrícolas deverá seguir normas de segurança, com descarte adequado de embalagens e distância mínima de 250 metros entre áreas pulverizadas e moradias.

A associação também deverá apresentar um sistema de repartição justa dos resultados das lavouras, aprovado em assembleia. Benfeitorias construídas irregularmente por não indígenas dentro do território serão incorporadas ao patrimônio da União, com usufruto da comunidade.

O acordo terá vigência de três anos, com possibilidade de prorrogação. A execução será acompanhada e monitorada pelo MPF e pela Funai.

Editado por: Mayala Fernandes
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Ouça e assista

“Não temos o que comemorar. É uma data de luta”, diz líderança sobre dia dos povos indígenas

RETOMAR O TERRITÓRIO

‘É inadmissível permitir o que assistimos em Mato Grosso do Sul’, ressalta secretário dos Povos Indígenas sobre ataques aos Guarani-Kaiowá

Veja mais

Aposta na mira

Haddad: bets ganham fortuna, mas mandam dinheiro para fora do país

Proteção conjunta

Rússia inaugura fábrica de armas na Venezuela e países reforçam cooperação militar em meio a ameaças do Ocidente

Mais ataques

EUA colocam data limite para que Venezuela exporte GLP

A CONTA NÃO FECHA

UFPE corta gastos, cobra governo e acusa Congresso de ‘sequestrar orçamento’

Prevenção

Geógrafo defende ’emergência climática permanente’ no RS e ações estruturais para evitar catástrofes anuais

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.