Na noite desta quarta-feira (7), a Igreja Metodista em Jaboatão dos Guararapes sedia, a partir das 19h30, um encontro de mulheres cristãs em defesa da justiça social, dos direitos das mulheres e do meio ambiente. A reunião faz parte da campanha “Somos mulheres de coragem”, que já teve início noutros estados e acaba de chegar à Região Metropolitana do Recife. A Igreja Metodista fica na rua Itacuruba, nº 733, Cajueiro Seco. O primeiro encontro aconteceu na última terça-feira (6), na sede do Exército da Salvação da Torre, zona oeste da capital.
Encabeçada pela organização cristã Diaconia, a campanha tem como lema “um grito pelo clima” e propõe uma articulação entre espiritualidade, justiça social e justiça climática, dando protagonismo às mulheres. O agravamento da crise climática e dos eventos extremos têm mostrado que os impactos recaem de forma mais pesada sobre os ombros das mulheres, especialmente as pobres, periféricas e negras, mais expostas à todas as formas de violência e vulnerabilidade alimentar e econômica. Na próxima quarta-feira (14), a campanha retorna ao Recife com uma roda de conversa na Igreja Metodista de San Martin, às 19h30.
Os encontros retornam no fim do mês, com reunião na terça-feira (27), na Igreja Batista em Bultrins (Olinda); e na quarta (28), na Igreja Menonita do Janga (Paulista). Na primeira semana de junho a campanha reúne mulheres na Igreja Anglicana em Gaibu (Cabo de Santo Agostinho), encerrando a sua primeira passagem pela RMR. Além dos encontros presenciais, a campanha prevê atividades online, oficinas e ações de mobilização comunitária.
Segundo a Diaconia, a campanha “Somos mulheres de coragem” visa ampliar a escuta dessas mulheres e fortalecer as redes de apoio. Os encontros das mulheres também fornecerão conteúdo para a produção de duas cartas públicas. A primeira delas deve trazer reivindicações à ministra Marina Silva, liderança evangélica que lidera o Ministério do Meio Ambiente, do Governo Federal. Uma outra carta tratará da força, coragem e fé das mulheres com Deus.
A campanha já passou pelo Sertão pernambucano, pelo Rio Grande do Norte e Ceará. A iniciativa dialoga com agendas da Conferência da ONU sobre o Clima (COP-30), que acontecerá em Belém do Pará, no mês de novembro deste ano; e também dialoga com a encíclica Laudato Si’ (em latim “Louvado seja”), escrita pelo Papa Francisco em defesa do meio ambiente e de um mundo mais justo para todas as pessoas.
Leia também: Caminhada no Recife protesta contra construção de escola de sargentos em área de proteção ambiental
‘Perdemos um avô, mas herdamos sua esperança’, diz sacerdote do Recife que prevê papa moderado