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Início Educação

'Inclusão e justiça'

Uneafro ocupa MEC e pede mudanças em edital de apoio a cursinhos populares: ‘Por um CPOP inclusivo e justo’

Manifestantes exigem do ministério mais equidade racial e territorial na política pública

08.maio.2025 às 16h19
São Paulo (SP)
Adele Robichez
Uneafro Ocupa MEC por CPOP inclusivo e justo

“O tal do CPOP precisa de mais cara da periferia e menos meritocracia”, resume o movimento - Divulgação/Uneafro

Na manhã desta quarta-feira (8), jovens do Movimento Uneafro Brasil ocuparam a entrada principal do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), para cobrar mudanças no edital da Rede Nacional dos Cursinhos Populares (CPOP), programa federal de apoio a cursinhos comunitários e populares. Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os manifestantes entregaram ao ministério um documento com demandas por mais equidade racial e territorial na condução da política pública.

Segundo a Uneafro, a União de núcleos de educação popular pré-vestibulares e Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, para a juventude negra, indígena e periférica, o edital atual ignora a trajetória histórica dos cursinhos populares como instrumento de enfrentamento das desigualdades educacionais.

“Fomos uma das organizações que, ainda em 2023, entregou ao MEC um documento pedindo uma política dedicada à experiência histórica dos cursinhos populares”, afirma a Uneafro. Segundo o movimento, o atual desenho do CPOP precisa de ajustes para refletir essa trajetória e atender às realidades da juventude negra e periférica.

O CPOP é considerado por educadores e movimentos populares como uma oportunidade estratégica para fortalecer a transição entre o ensino médio e o ensino superior. No entanto, a Uneafro denuncia que os critérios de seleção priorizam uma lógica meritocrática, em detrimento da realidade de estudantes negros, indígenas, quilombolas e moradores das periferias.

“O tal do CPOP precisa de mais cara da periferia e menos meritocracia”, resume o movimento, em nota entitulada “Por um CPOP inclusivo e justo”. Nos cartazes, havia mensagens como: “Por um edital que contemple de fato os cursinhos populares” e “Bolsa do CPOP para negros indígenas, quilombolas e PCDs”.

Uneafro Ocupa MEC por CPOP inclusivo e justo
Uneafro Ocupa MEC por CPOP inclusivo e justo
Uneafro Ocupa MEC por CPOP inclusivo e justo
Uneafro Ocupa MEC por CPOP inclusivo e justo
Uneafro Ocupa MEC por CPOP inclusivo e justo

Entre os principais pedidos apresentados em carta direcionada ao ministro Camilo Santana, estão:

  1. Suspensão imediata do edital e retificação dos critérios: A Uneafro pede que o prazo atual seja revisto para incorporar propostas de outras redes de cursinhos populares.
  2. Prorrogação efetiva do prazo de inscrições por 30 dias: Embora o Portal Prosas tenha informado prorrogação até 14 de maio, o movimento critica a ausência de divulgação oficial e a dificuldade de reunir toda a documentação exigida.
  3. Criação de um fórum nacional de diálogo: A proposta inclui a participação direta das redes de cursinhos populares e autônomos na construção e acompanhamento da política.

Para a Uneafro, a iniciativa do MEC precisa romper com a lógica que ainda impera na educação pública. Eles ressaltam que a atuação dos cursinhos populares vai muito além da preparação para o vestibular: trata-se de uma ação política e pedagógica de combate ao racismo estrutural e às desigualdades de classe.

“Sendo o que nos cabia, enfatizamos nosso apoio e reivindicação histórica por esta política pública, para que a mesma exista no formato mais adequado e alinhado com os cursinhos populares de todo país”, afirma o movimento. Assinaram o documento 143 instituições ligadas ao movimento negro, indígena, quilombola e das periferias.

Editado por: Martina Medina
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