Nos dias 16 e 17 de maio, os artistas Itaercio Rocha e Luana Reis ensinarão, em uma oficina gratuita, em Curitiba, a dançar e cantar o Cacuriá. Além das coreografias, quem participar também aprenderá a tocar a Caixa do Divino, instrumento utilizado nesta dança típica do Maranhão. É uma iniciativa da Associação Recreativa, Cultural, Assistencial e Educacional, Amigos do Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS) que neste ano está realizando uma série de oficinas voltadas para a promoção e difusão da cultura popular e o intercâmbio de mestres e mestras do folguedo, na cidade de Curitiba (PR).
A realização das oficinas faz parte da comemoração dos 25 anos do Bloco Pré Carnavalesco Garibaldis e Sacis e inaugura um novo espaço, a Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular Garibaldis e Sacis, situada na Rua Portugal, 34. As oficinas integram mais este rol de atividades oferecidas ao público por meio da ARCAEGS, entidade responsável não só pelo Bloco Pré Carnavalesco, mas também pela realização há anos de outras atividades como Arraiá da Anita, Sarau do Saci, entre outras.
As oficinas têm por objetivo possibilitar um contexto de criação, experiências, conhecimentos e repertório cultural para o público jovem, adulto e idoso, num ano tão importante para história do Bloco e assim realizar o intercâmbio das mestras e mestres dos folguedos apresentados.
Oficina do Cacuriá
Cacuriá é uma dança importante no folclore maranhense e marca presença durante o encerramento das festividades do Divino Espírito Santo. Ela agrega outros ritmos como o Carimbó, o Bumba Meu Boi, os ritmos das caixas da Festa do Divino Espírito Santo e as festividades juninas.
Itaercio Rocha, que é um dos fundadores do Garibaldis e Sacis, hoje mora no Maranhão, é um multiartista e pesquisador em culturas populares e junto com a professora de Artes, dançarina, coreógrafa e também pesquisadora Luana Reis estará à frente desta imersão no Cacuriá.
Os ministrantes da oficina irão ensinar a dança propriamente dita com brincadeiras para criar algumas marcações coreográficas, deixando livres as interpretações individuais, as singularidades de movimento e experiências corporais de cada indivíduo dentro da unidade coreográfica. Além disso, levarão os alunos a partilhar da musicalidade do Cacuriá através do toque do instrumento musical Caixa do Divino.
Os interessados em participar devem se inscrever via instagram do Garibaldis e Sacis a partir desta segunda feira (12). As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
Serviço
Oficina de Cacuriá com Itaercio Rocha e Luana Reis
Quando: 16 e 17 de maio (sexta-feira das 19h às 21h30min e Sábado: das 08h30min às 12h e das 13h30min às 18h)
Onde: Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular Garibaldis e Sacis (Rua Portugal, 34)
Inscrições gratuitas a partir do dia 12 de maio no instagram no Garibaldis e Sacis.