O papa Leão 14 disse, neste sábado (10), que o nome escolhido para sua jornada na condução da Igreja Católica se dá por uma “questão social”. O pontífice comentou o assunto durante audiência com cardeais no período da manhã, no Vaticano. A manifestação do religioso confirma as análises que vinham sendo feitas pela comunidade católica e pela imprensa em geral: a escolha do nome se referencia na história de Leão 13, papa que liderou a Igreja de 1878 até 1903 e ficou conhecido por sua preocupação com a agenda social, especialmente naquilo que se refere à ordem econômica e seus métodos de opressão da classe trabalhadora.
“Na verdade, são várias as razões, mas a principal é que o papa Leão 13, com a histórica encíclica ‘Rerum novarum’, abordou a questão social no contexto da primeira grande Revolução Industrial. E, hoje, a Igreja oferece a todos a riqueza de sua doutrina social para responder a outra revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”, disse o novo pontífice, na conversa com os cardeais.
Publicada em 1891, a encíclica Rerum novarum iluminou os passos da Igreja nos rumos da defesa da massa operária daquele tempo, configurando uma postura institucional de busca por justiça social. Com isso, o italiano Gioacchino Vincenzo Raffaele Luigi Pecci, o Leão 13, adotou uma linha inovadora na condução da Igreja e deixou um rastro de mudanças que marcaram época na história do Vaticano.
Nascido Robert Prevost, o agora Leão 14 é o primeiro papa estadunidense e foi eleito na última quinta (8) para suceder o papa Francisco na liderança dos católicos. Ele chega ao cargo máximo da Igreja aos 69 anos e após receber o apoio de pelo menos 89 dos 133 cardeais que participaram do último conclave. Prevost nasceu em Chicago, no estado de Illinois, mas sedimentou boa parte de sua trajetória religiosa na América Latina, em especial no Peru, onde conquistou cidadania. No país andino, começou a alçar postos mais elevados na Cúria Romana, braço administrativo da Santa Fé.