A primeira bênção dominical do Papa Leão 14 foi marcada por pedidos de paz em diversas regiões do mundo. Da Basílica de São Pedro, o pontífice falou para cerca de 100 mil pessoas neste domingo (11).
Ele citou a efeméride de 8 de maio, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial e usou a expressão do Papa Francisco, “terceira guerra mundial em pedaços”, para se referir aos conflitos que ocorrem no planeta atualmente.
“No atual cenário dramático de uma terceira guerra mundial em pedaços, como tantas vezes afirmou o Papa Francisco, também eu me dirijo aos poderosos do mundo, repetindo o apelo sempre atual: ‘Nunca mais a guerra!’”
Leão 14 pediu cessar-fogo imediato, ajuda humanitária e liberação de reféns em Gaza. “Sinto a dor daquilo que acontece na Faixa de Gaza”, disse ele. A autoridade religiosa também pediu que se alcance “paz autêntica, justa e duradoura” na Ucrânia.
O pontífice expressou satisfação com o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão. Os apelos foram feitos após ele ter conclamado a multidão a fazer a oração Rainha do Céu, dirigida à Virgem Maria em celebração à ressurreição de Jesus Cristo.
Ele também mencionou a santa ao pedir paz no mundo. “Quantos outros conflitos no mundo. Confio à Rainha da Paz este forte apelo, para que seja Ela que apresente ao Senhor Jesus, para que alcancemos o milagre da paz.”
Ao finalizar as preces do domingo, o papa lembrou do Dia das Mães, celebrado em diversos países do mundo hoje. “Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu.”