Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

Futuro compartilhado

China e Brasil assinam acordos de cooperação pelo terceiro ano consecutivo; confira lista

Após participar do 4º Fórum China-Celac, delegação brasileira passou a tarde no Grande Salão do Povo

13.maio.2025 às 21h33
Updated On 14.maio.2025 às 02h54
Pequim (China)
Mauro Ramos
China e Brasil assinam acordos de cooperação pelo terceiro ano consecutivo; confira lista

Lula discursa durante o 4º Fórum China-Celac, em Pequim - Mauro Ramos/Brasil de Fato

Brasil e China assinaram nesta terça-feira (13), 20 atos de cooperação em áreas como agricultura, ciência e tecnologia e finanças. Outros 16 acordos foram anunciados mas não assinados, de acordo com a Presidência da República (veja lista abaixo). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em visita oficial ao país asiático, a segunda no terceiro mandato.

Após a cerimônia de recepção na terça-feira (13), Lula teve reuniões com o presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji e com o primeiro-ministro, Li Qiang. Em seguida, reuniu-se com com Xi Jinping, presidente da China, com a presença das equipes de governo de ambos lados.

O primeiro acordo, assinado entre Rui Costa, ministro da Casa Civil, e Zheng Zhajie, diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, foi um “protocolo de monitoramento do plano de cooperação para o estabelecimento de sinergias entre o PAC e outras políticas e a Iniciativa Cinturão e Rota”.

A parceria começou a ser construída em novembro do ano passado, durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil.

Segundo o memorando, o objetivo é “verificar a implementação” dessa iniciativa. O texto do acordo listou onze áreas em que se avançou em “cooperação tecnológica e produtiva” desde dezembro de 2024, entre elas indústria estaleira; insumos farmacêuticos Ativos (IFAs), medicamentos, equipamentos médicos e vacinas; inteligência artificial; e satélites e telecomunicações.

Cooperação com a América Latina e Caribe

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e ministro da Ciência e Tecnologia da China, Yin Hejun, assinaram um acordo que prevê compartilhamento dos dados espaciais gerados pelo Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres-6 (CBERS6) e pelo Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres-5 (CBERS-5) com os países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Um acordo do tipo já havia sido feito em 2009, quando Brasil e China passaram a fornecer dados dos satélites conjuntos a países africanos, inicialmente a partir da sonda espacial CBERS-2B.

O objetivo também é oferecer capacitação e treinamento aos países da Celac para a interpretação de dados espaciais e comunicação de informações meteorológicas, ambientais e climatológicas.

Mecanização camponesa

O Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Agricultura Familiar Moderna e Mecanização Agrícola foi firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e o Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China (Mara), o que poderá significar a instalação de fábricas no Brasil.

Desdolarização

Outro destaque foi o acordo de swap cambial assinado entre os bancos centrais dos dois países. Esse tipo de instrumento permite a troca de moedas por um período determinado, o que facilita o comércio direto sem a necessidade de usar o dólar.

O texto do acordo ainda não foi divulgado, mas o Conselho Monetário Nacional (CMN) havia determinado que o valor das operações não poderia ultrapassar R$ 157 bilhões, e que terão validade de cinco anos, de acordo com a Agência Brasil.

Além dos acordos, os dois países emitiram duas declarações conjuntas: uma de defesa do multilateralismo e outra sobre a crise na Ucrânia.

Lula destacou os avanços da visita e a importância dos acordos assinados. “Nunca um número tão grande de projetos foi discutido de maneira sistemática em tão pouco tempo. Os primeiros resultados concretos já podem ser constatados”, disse o presidente após a cerimônia de assinatura dos acordos.

Ele afirmou que a “cooperação entre os bancos centrais permitirá maior integração financeira e facilitará investimentos” e em seguida destacou o desenvolvimentos dois satélites conjuntos CBERS 5 e 6. “Vamos gerar e compartilhar imagens para uso ambiental, agrícola e meteorológico com os países do Sul Global”, disse Lula.

O presidente também destacou os acordos no âmbito da saúde divulgados no Seminário Empresarial Brasil-China pelo ministro da área, Alexandre Padilha. “Com os protocolos que assinamos ontem na área de saúde, estamos expandindo a capacidade brasileira de produção de remédios e vacinas, e de manufatura de equipamentos médicos”, disse.

Além do acordo sobre o oferecimento de dados de satélite conjuntos à Celac, a ministra Luciana Santos firmou um acordo para estabelecer um Centro de Transferência de Tecnologia e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China

“Vamos criar o centro sino-brasileiro de transferência tecnológica para que a gente possa diminuir a curva de aprendizagem em diversas áreas”, disse a ministra ao Brasil de Fato. Entre as áreas, ela mencionou inteligência artificial, robótica, setor automotivo.

Além da menção à declaração da Ucrânia, Lula se referiu à questão palestina. “A humanidade se apequena diante das atrocidades cometidas em Gaza. Não haverá paz sem um Estado da Palestina independente e viável, vivendo lado a lado com Israel”.

Uma década de China-Celac

No mesmo dia, o presidente Lula participou da abertura do 4º Fórum China-Celac junto aos presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, do Chile, Gabriel Boric, do chanceler uruguaio, Mario Lubetkin e a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (banco do Brics), Dilma Rousseff.

“Não precisamos apenas de corredores de exportação, mas de rotas que sejam vetores de desenvolvimento e união”, disse Lula. “Por séculos, recursos extraídos da América Latina e do Caribe enriqueceram outras partes do mundo. Temos a chance de fazer diferente”.

No encerramento do evento empresarial, Lula havia manifestado que a exportação de commodities era necessária para gerar recursos. “Eu gosto de exportar soja”, chegou afirmar.

Já no Fórum Celac-China, o presidente afirmou que “o ciclo das commodities dos últimos anos contribuiu para elevar a posição da região na economia global (…) mas situações de crise mostram que a prosperidade de longo prazo requer trocas equilibradas e economias diversificadas”.

Lula também voltou a assumir a campanha pela eleição de uma mulher latino-americana como Secretária-Geral da ONU. “A América Latina e o Caribe podem contribuir elegendo a primeira mulher Secretária-Geral da ONU e honrando, assim, o legado da Conferência de Pequim sobre os direitos das mulheres” disse Lula, gerando o maior momento de aplausos durante a abertura.

Veja a lista de atos assinados:

  1. Memorando de Entendimento entre a Casa Civil da Presidência da República Federativa do Brasil e a Comissão de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China sobre a Cooperação para a Primeira Etapa do Plano de Cooperação para o Estabelecimento de Sinergias entre o Programa de Aceleração do Crescimento, o Plano Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica, o Programa Rotas da Integração Sul-Americana; e a Iniciativa Cinturão e Rota
  1. Memorando de Entendimento para o Estabelecimento Conjunto de um Centro de Transferência de Tecnologia entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China
  1. Memorando de Entendimento sobre o Reforço da Cooperação em Inteligência Artificial entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China 
  1. Memorando de Entendimento (2025–2030) sobre Cooperação em Agricultura Familiar Moderna e Mecanização Agrícola entre o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais da República Popular da China e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da República Federativa do Brasil 
  1. Carta de Intenções sobre a Promoção do Desenvolvimento de Alta Qualidade da Cooperação em Investimentos na Economia Digital entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e o Ministério do Comércio da República Popular da China 
  1. Plano de Ação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração (2025–2026) entre o Ministério de Minas e Energia da República Federativa do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China 
  1. Memorando de Entendimento entre Banco Central do Brasil e Banco Popular da China sobre Cooperação Estratégica no Campo Financeiro 
  1. Acordo de Swap de Moedas Locais entre o Banco Central do Brasil e o Banco Popular da China 
  1. Declaração Conjunta de Intenções entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e a Administração Espacial Nacional da China sobre o Compartilhamento de Dados Espaciais com os Países da América Latina e do Caribe 
  1. Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China na Área de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias
  1. Protocolo de Requisitos Sanitários e Fitossanitários para a Exportação de Proteínas e Grãos Derivados da Indústria do Etanol de Milho e Farelo de Amendoim, da República Federativa do Brasil para a República Popular da China, entre a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China e o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil 
  1. Protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil e a Administração Geral de Aduanas da República Popular da China sobre Inspeção, Quarentena e Requisitos de Segurança de Alimentos para a Exportação de Carne de Aves do Brasil para a China
  1. Memorando de Entendimento entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear e a Autoridade de Energia Atômica da China para Cooperação no Desenvolvimento Sustentável da Energia Nuclear 
  1. Memorando de Entendimento no Campo da Comunicação em Saúde entre o Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil e a Agência de Notícias Xinhua da República Popular da China 
  1. Memorando de Entendimento entre a ApexBrasil e o China Media Group 
  1. Protocolo de Intenções de Cooperação entre o Ministério de Minas e Energia da República Federativa do Brasil e a Administração Nacional de Energia da República Popular da China
  1. Memorando de Entendimento entre o Ministério de Minas e Energia da República Federativa do Brasil e a Administração Nacional de Energia da República Popular da China sobre Cooperação em Etanol e Mobilidade Sustentável
  1. Memorando de Entendimento entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima da República Federativa do Brasil e a Administração Nacional de Florestas e Pastagens da República Popular da China sobre Cooperação em Restauração de Vegetações e Sumidouros de Carbono
  1. Memorando de Entendimento para a Cooperação no Setor Postal entre o Ministério das Comunicações da República Federativa do Brasil e o State Post Bureau da República Popular da China
  1. Memorando de Entendimento entre a ApexBrasil e o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional 

Editado por: Thalita Pires
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

FESTIVAL ABONG

Debate sobre crise climática precisa incluir comunidades tradicionais, defendem especialistas

DISPUTA

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

13 de maio

Ilú Obá De Min faz lavagem no Bixiga para marcar ‘falsa abolição’

Futuro compartilhado

China e Brasil assinam acordos de cooperação pelo terceiro ano consecutivo; confira lista

DIA DE LUTA

‘Estou cansado’: Douglas Belchior desabafa sobre ‘mentira histórica’ do 13 de maio e estagnação do racismo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.