A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio, ganhou o Prêmio OIDP 2025 de Melhores Práticas em Participação Cidadã na categoria “Tecnologia Cívica”. O prêmio reconhece experiências bem-sucedidas sobre participação cidadã, envolvimento comunitário, inovação democrática, deliberação pública e governo aberto.
A premiação foi concedida pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), uma rede global de cidades e organizações com interesse em conhecer e aplicar experiências sobre democracia participativa em âmbito local.
Ao todo, foram 137 candidaturas de 37 países e 108 governos locais e regionais. O prêmio foi entregue na cidade de Córdoba, na Argentina.
Niterói utilizou a tecnologia para ampliar os canais de comunicação com a população. O prefeito Rodrigo Neves (PDT) destacou que o reconhecimento se deve ao histórico de mobilizações sociais e atuação ativa da cidade na formulação de políticas públicas.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
A cidade passou a usar as redes sociais para a comunicação direta entre a população e a administração pública, permitindo o recebimento de demandas e sugestões em tempo real. Essa inovação tomou forma com a parceria com o Colab, reconhecido pela ONU em 2015 como a “melhor plataforma de governo e participação”.
“É um reconhecimento importante que recebemos pela inovação no uso da tecnologia na comunicação, que ampliou muito o acesso e o contato do cidadão niteroiense com a prefeitura, a partir da implementação do Colab, uma ferramenta fundamental de participação popular”, disse Neves.
Cidadania digital
As consultas públicas colaborativas foram marcos dessa transformação, centralizando as demandas dos cidadãos que são georreferenciadas e direcionadas aos órgãos responsáveis. Esse processo garante respostas mais rápidas.
Desta forma, os cidadãos podem fiscalizar, colaborar e sugerir ações sem burocracia ou necessidade de deslocamento. Para a gestão, a plataforma permite acompanhar todas as etapas em um ambiente digital unificado, organizando os dados e otimizando a tomada de decisões.
Para o coordenador de Governo Digital e Relacionamento Cidadão da Prefeitura de Niterói, Fernando Stern, o foco da gestão é promover a democracia e a participação social desde 2013.
“Nos esforçamos para tornar mais fácil e mais simples a vida das pessoas que precisam de serviços de governo, de serviços públicos, que são direitos digitais, direitos das pessoas, direitos humanos, como também participar das decisões do governo e colaborar com a cidade. Por fim, agradeço e parabenizo o prefeito Rodrigo Neves pela prioridade que a sua gestão dá para a democracia e a participação popular”, afirmou Stern.
O Colab conta com 190 mil usuários ativos em uma cidade de 500 mil habitantes. Já foram registradas mais de 250 mil solicitações, das quais 88% foram solucionadas.
Além disso, a plataforma já registrou mais de 110 mil participações em consultas públicas. A iniciativa se tornou referência nacional em governança digital.