Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Guerra da Ucrânia

Após Trump dizer que Putin ‘enlouqueceu’, Kremlin diz que reação dos EUA foi ‘sobrecarga emocional’

Presidente dos EUA criticou duramente Putin após ataque russo em todo o território ucraniano

26.maio.2025 às 14h00
Moscou (Rússia)
Serguei Monin

' - RAMIL SITDIKOV, JIM WATSONAFP / POOLAFP

A Rússia realizou no último domingo (25) um grande ataque em diversas regiões da Ucrânia com mais de 350 drones e 70 mísseis, matando 12 pessoas e ferindo dezenas na Ucrânia. O bombardeio foi considerado como um dos maiores em todo o conflito.

Ao reagir ao ataque russo, o presidente dos EUA, Donald Trump, criticou duramente o líder russo, Vladimir Putin, afirmando que ele teria “enlouquecido” por lançar mísseis e drones “contra cidades ucranianas sem motivo aparente”.

“Sempre tive um ótimo relacionamento com Vladimir Putin, da Rússia, mas algo aconteceu com ele. Ele enlouqueceu completamente! Ele está matando muita gente desnecessariamente, e não estou falando apenas de soldados. Mísseis e drones estão sendo disparados contra cidades na Ucrânia, sem motivo algum”, postou Trump na rede social Truth Social.

“Eu sempre disse que ele quer toda a Ucrânia, não apenas um pedaço dela, e talvez isso esteja se revelando correto, mas se ele fizer isso, levará à queda da Rússia!”, acrescentou.

O grande ataque russo contra Kiev e as fortes declarações do presidente dos EUA em relação a Putin acontecem em meio à retomada das negociações diretas entre Rússia e Ucrânia. No último fim de semana, as partes concluíram a maior troca de prisioneiros de guerra de todo o conflito, libertando mil prisioneiros de cada lado.

Foram as primeiras críticas duras de Trump em relação ao presidente russo desde que os dois líderes realizaram uma conversa por telefone de cerca de 2h em 19 de maio. Na ocasião, Donald Trump disse que “tom e o espírito da conversa foram excelentes”, e manifestou a esperança de que Moscou e Kiev iniciariam contatos para chegar a um cessar-fogo “imediatamente”.

Mas Donald Trump também não poupou críticas à retórica de Volodymyr Zelensky em relação ao conflito, afirmando que o líder ucraniano “não está fazendo nenhum favor ao seu país ao falar dessa maneira”. “Tudo o que sai da sua boca causa problemas, não gosto disso e é melhor parar”, disse ele.

Kremlin mantém cautela após fala de Trump: ‘Sobrecarga emocional’

Ao comentar as declarações de Donald Trump, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, expressou um tom de naturalidade sobre a rispidez do líder dos EUA e evitou rebater as críticas. Ao contrário, Peskov agradeceu aos EUA e pessoalmente a Trump pela ajuda na retomada das negociações de paz. Sugeriu também que as duras falas de Trump poderia estar ligadas a uma “sobrecarga emocional”.

“O início do processo de negociação, para o qual o lado americano tem se esforçado muito, é uma conquista muito importante. Somos verdadeiramente gratos aos americanos e pessoalmente ao Presidente Trump”, disse ele.

“É claro que, ao mesmo tempo, este é um momento muito importante, que está associado a uma sobrecarga emocional para absolutamente todos e a reações, emocionais”, acrescentou o porta-voz de Putin.

Ao comentar os ataques russos em Kiev nos últimos dias, Peskov declarou que o presidente russo Vladimir Putin “toma as decisões necessárias para garantir a segurança do nosso país” e disse os ataques são uma resposta aos ataques ucranianos.

“Vemos como os ucranianos estão atacando nossas instalações de infraestrutura social, nossa infraestrutura pacífica. Isso é um contra-ataque. E o ataque foi precisamente contra instalações militares, contra alvos militares”, disse Peskov.

Ele também comentou sobre o processo de elaboração do esboço de memorando para o fim da guerra, que Moscou se prontificou a detalhar e entregar ao lado ucraniano após a conclusão da troca de prisioneiros de guerra, como parte do resultado das negociações em Istambul, em 16 de maio.

Dmitry Peskov afirmou que este rascunho ainda não foi entregue ao lado ucraniano, mas “o trabalho continua”. Segundo o porta-voz, este é um “documento sério” que requer “verificação e preparação cuidadosa”.

Editado por: Rodrigo Durão Coelho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Impasse

Guerra na Ucrânia: entenda o que está em jogo na retomada de negociações

Acordos para a paz

Rússia e Ucrânia realizam primeira etapa da maior troca de prisioneiros da guerra

GUERRA

Rússia realiza maior ataque aéreo contra Ucrânia em meio a negociações para acordo de paz

Veja mais

MAIS ÁGUA

Presidente Lula vai a Pernambuco liberar verba para duplicar bombeamento de água na transposição do São Francisco, nesta quarta-feira (28)

SOLIDARIEDADE

Lula e Marina Silva conversam sobre ataques em comissão do Senado

BIOMAS EM RISCO

Base governista pede veto de Lula e ação do STF contra PL da Devastação

MEMÓRIA E VERDADE

UFPE inaugura placa em homenagem ao padre Antônio Henrique, braço direito de Dom Hélder e vítima da ditadura

NA MIRA DO STF

Possível cassação de Eduardo Bolsonaro enfraquece bolsonarismo, avalia cientista política

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.