Na semana em que será divulgado o crescimento da economia nacional do primeiro trimestre de 2025, bancos elevaram para 2,14% sua previsão para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ao final deste ano. Até a semana passada, eles estimavam uma alta de 2,02% do indicador.
A nova previsão está registrada na última edição do chamado Boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira (26). O Focus é elaborado pelo Banco Central (BC) com base em previsões coletadas junto aos bancos para dar um panorama das expectativas do mercado financeiro sobre indicadores da economia nacional.
De acordo com o boletim, a previsão dos bancos sobre o crescimento da economia brasileira vem numa crescente. Em abril, as instituições financeiras previam que a economia cresceria menos de 2% durante 2025. Agora, estão cada vez mais próximas à previsão de crescimento divulgada pelo governo para 2025: 2,5%.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o crescimento da economia nacional no primeiro trimestre do ano na sexta-feira (30).
O Focus também registra a previsão dos bancos para a inflação e a taxa Selic ao final de 2025: 5,5% e 14,75% ao ano, respectivamente. As mesmas da semana passada.