Três pessoas morreram com o frio na madrugada de quinta-feira (29) no Rio Grande do Sul. Eram todas pessoas em situação de rua e foram, até agora, as mortes notificadas. Uma em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, e outras duas em Porto Alegre.
Na capital gaúcha, as duas vítimas, identificadas como André e “Mano”, estavam na rua Voluntários da Pátria e foram encontrados sem vida. Em Bento Gonçalves, o corpo não foi identificado e estava em uma calçada na rua Baramante Miondo, no bairro Ouro Verde. O delegado Ederson Bilhan, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Bento Gonçalves, informou a imprensa local que a causa teria sido hipotermia.
Em Porto Alegre, André, a primeira vítima, estava na Voluntários esquina com a rua Coronel Vicente. O corpo foi levado ao Departamento Médico-Legal (DML) do Instituto Geral de Perícias, que constatou que a causa do falecimento foi broncopneumonia, agudizada por hipotermia.
O outro homem, conhecido como Mano, foi encontrado na Voluntários com a rua Paraíba. As duas vítimas estavam a cerca de 3,5 km de distância uma da outra. O corpo de Mano estava encharcado, assim como seu colchão, e a causa da morte foi hipotermia.

As informações foram coletadas pela equipe do vereador de Porto Alegre Pedro Ruas (Psol), que também é presidente da CPI da Pousada Garoa, cujo incêndio, sob investigação, culminou na morte de 11 pessoas socialmente vulneráveis. “Aquela noite foi uma tragédia”, disse o vereador. Para ele, os casos são “demonstração clara de como essa população foi abandonada à própria sorte e miséria pelos governos municipal, estadual e federal”.
Indignado, o vereador Pedro Ruas afirmou: “A falta de atenção não é exclusividade da prefeitura de Porto Alegre, pois nem ela, nem o governo estadual ou federal estão fazendo alguma ação. Essas pessoas estão atiradas nas ruas, sem uma ajuda oficial, sem um local para abrigagem segura”.

Junto com a Pastoral dos Povos de Rua, coordenada pelo jornalista Elton Bozzetto, o líder do Psol destaca que essa morte é apenas o começo, pois o frio está aumentando e todas as marquises de prédios em todas as avenidas estão povoadas por essa população carente, sem qualquer amparo, inclusive muitos nas margens do arroio Dilúvio.
“O tratamento dado a esse quadro é criminoso. O mais grave é que esse frio foi anunciado, todos estavam esperando. O que foi feito?”, cobra o vereador. Ele lembrou que existem 11 mil imóveis desocupados na capital e que alguns poderiam ser ocupados por essas pessoas. “Tenho certeza de que a sociedade civil organizada garantiria a alimentação, como tem sido em todos os tempos. Mas os governos precisam fazer a sua parte. Estão sem qualquer apoio, ajuda”, destacou Ruas.
Pastoral do Povo de Rua manifesta indignação
Em nota, a Pastoral do Povo da Rua afirma que “lamenta profundamente as mortes ocorridas em Porto Alegre e em Bento Gonçalves. Essas ocorrências são resultado da negligência e da ausência de uma política pública que atenda a toda a população em situação de rua”.
A pastoral lembra ainda que há tempo se constatou, e o governo municipal admite, a insuficiência da estrutura de atendimento, a descontinuidade de serviços e a falta de vagas para acolhimento. “Esperamos que as operações de retirada dos pertences como colchões, cobertores e roupas sejam suspensos, porque é a única proteção que as pessoas têm para enfrentar o frio. Infelizmente, quem tem a responsabilidade maior de cuidar e proteger está contribuindo para expor nossos irmãos aos rigores do inverno, que ameaçam a vida e a integridade humana”, destaca a nota.
Prefeituras se justificam
A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves informou que, com a onda de frio, intensificou a busca ativa por pessoas em situação de rua para encaminhá-las às casas de passagens do município, além de reforçar a campanha do agasalho em andamento. O homem encontrado morto já tinha sido atendido pela assistência social anteriormente. Os termômetros do município marcaram mínima de 3°C, acompanhada de chuva fraca, segundo o MetSul.
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, as equipes do município abordaram uma dessas pessoas 15 vezes somente neste ano, mas ela recusou ajuda. E divulgou uma nota oficial: “A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Assistência Social (Smas), lamenta os dois óbitos ocorridos na quinta-feira (29) e informa que reforçou os serviços de atendimento para a população em situação de rua com a proximidade do inverno. As equipes da ronda noturna estão percorrendo a região central da cidade, entre 19h e 22h, oferecendo acolhimento para quem estiver exposto ao frio”.
Ainda, segundo a nota, o Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) foi aberto na noite de quinta-feira como abrigo temporário durante a Operação Inverno e recebeu 83 pessoas na primeira noite. No local, com acesso espontâneo, é oferecido pernoite, alimentação e serviços de higiene a partir de 19h. Também é possível levar animais de estimação.
O frio deve continuar
Na manhã de sexta-feira (30), o registro da estação meteorológica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, no aeroporto Salgado Filho, às 6h, foi de uma temperatura de 7,1°C. Em Quaraí, a Defesa Civil do Estado registrou temperatura de 1,4ºC, às 7h. No mesmo horário, em Vacaria, o termômetro marcava 3,2ºC; em Alegrete e em Rolante, 3,4ºC, em Dom Pedrito 3,6ºC; em Getúlio Vargas 3,7ºC e Erechim 3,8ºC.
