Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Meio Ambiente

REVOGA, LEITE

Fórum pretende debater os impactos da construção do Porto de Arroio do Sal (RS)

Criada nesta segunda (2), iniciativa reúne ambientalistas, pesquisadores, parlamentares, moradores e veranistas

03.jun.2025 às 17h46
Porto Alegre (RS)
Márcia Turcato
Construção de um terminal portuário privado em Arroio do Sal (RS) gera divergências

Projeto do novo porto deverá ser construído às margens da Avenida Interpraias Norte, na praia de Rondinha - Foto: DTA Engenharia Portuária e Ambiental

Promover uma audiência pública na Assembleia Legislativa e apresentar um projeto de lei que revogue o decreto do governador Eduardo Leite, que declarou como de utilidade pública as obras para a construção do Porto Meridional, são as principais ações definidas pelos integrantes do Movimento em Defesa do Litoral Norte Gaúcho (MOV), ambientalistas, moradores da praia e deputados que participaram da criação do Fórum contra o Porto de Arroio do Sal.

A reunião que definiu a agenda de trabalho foi realizada na noite desta segunda-feira (2) na Sala Adão Pretto do Parlamento gaúcho e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.

O projeto de lei que será articulado entre os parlamentares da oposição quer tornar nulo o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite, no dia 27 de maio, e declarou de utilidade pública as obras necessárias para a implantação do Porto Meridional, em Arroio do Sal, no Litoral Norte. De acordo com o governador, a iniciativa se insere no contexto do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS.

O ato do Executivo gaúcho aconteceu no mesmo dia em que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi atacada em uma comissão do Senado quando falava sobre a criação de áreas de conservação na região Norte. O decreto de Leite aconteceu também após cinco dias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgar o Relatório de Vistoria da área sugerida para a construção do porto e rejeitar o Estudo de Impacto Ambiental da empresa construtora, a DTA Engenharia, que se apresenta com o nome fantasia Porto Meridional Participações S/A.

O deputado estadual Halley Lino (PT) e a deputada Sofia Cavedon (PT), presentes ao ato, defenderam o relatório do Ibama e se colocaram ao lado dos integrantes do MOV. O deputado Lino salientou que o Porto Meridional é desnecessário “porque já existe o Porto de Rio Grande e por lá passam mercadorias de vários países, em especial da China, que tem 43% dos destinos de nossas cargas”. O deputado é um dos articuladores da Frente Parlamentar em Defesa do Porto de Rio Grande, lançada em março.

O deputado Halley Lino (PT) e a deputada Sofia Cavedon (PT), presentes ao ato, defenderam o relatório do Ibama e se colocaram ao lado dos integrantes do MOV – Foto: Márcia Turcato

A ação do governador Eduardo Leite tem a cara da retaliação, disse o consultor jurídico do MOV, advogado Paulo Chaves, ao destacar que a construtora não apresentou estudo de viabilidade econômica do projeto e disse ainda que “o projeto é totalmente fora da lei”. A construtora também não levou em conta a fragilidade da área da lagoa de Itapeva, a existência de flora e fauna impactadas, a proteção permanente da Mata Atlântica, garantida pela Constituição Federal, as comunidades tradicionais que vivem na região e o patrimônio arqueológico.

Participou da instalação do Fórum, em nome da Associação de Proteção Ambiental de Arroio do Sal, Vlademir Rotte. Ele disse que a cidade não tem saneamento básico e que a população do município, que é de 12 mil pessoas e sobe para até 100 mil nos meses do verão, não tem infraestrutura para receber um porto e os 25 mil trabalhadores diretos e indiretos que deverá atrair, como dizem os defensores da obra, que tem custo estimado em R$ 6,5 bilhões.

Ao mesmo tempo, o glaciólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Jefferson Cardia Simões falou sobre um futuro distópico caso o porto seja construído, com tragédias ambientais, depósito de sedimentos na praia, poluição e o fim das áreas de preservação.

Editado por: Katia Marko
Tags: defesa do meio ambienteeduardo leiteministério do meio ambienterio grande do sul
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Verão no mar

Arroio do Sal e Rondinha tem sons, sotaques e vida de gente do interior

CRISE CLIMÁTICA

Construção de um terminal portuário privado em Arroio do Sal (RS) gera divergências

QUAL FUTURO?

Manifestação contra o PL da Devastação marca abertura da semana do meio ambiente no RS

Veja mais

AÇÕES EM TODO O PAÍS

MST denuncia crimes do agro e propõe reflorestamento e reforma agrária como resposta à crise climática

DIA DO MEIO AMBIENTE

Emergência ecológica, transição energética e dependência na América Latina

MEIO AMBIENTE

Fundação Joaquim Nabuco promove Jornada da Terra, debatendo clima, agricultura e combate aos agrotóxicos

Estratégias

Entenda por que a ex-presidenta Cristina Kirchner decidiu se candidatar a deputada estadual

Extinção do império?

Hegemonia dos EUA não está próxima do fim, diz analista Giorgio Shutte

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.