Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

VAI SOBRAR ALGUÉM?

Impunidade e redes internacionais podem favorecer fuga de aliados de Bolsonaro, alerta cientista político

Rudá Ricci afirma que saída da deputada federal do país ocorre em momento de enfraquecimento da família Bolsonaro

03.jun.2025 às 16h40
São Paulo (SP)
Igor Carvalho
Impunidade e redes internacionais podem favorecer fuga de aliados de Bolsonaro,  alerta cientista político

Deputada afirmou que vai se refugiar na Itália, país do qual tem cidadania - Bruno Spada/Câmara dos Deputados e Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A fuga da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal federal (STF) a dez anos de prisão pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, pode indicar o risco de uma evasão em massa de bolsonaristas. O alerta é do cientista político Rudá Ricci.

“A extrema direita passou a formar, a partir de 2020, uma rede internacional. Aquilo que a extrema direita disse da esquerda brasileira, que estaria vinculada a uma rede internacional e ideológica, nunca se confirmou. Mas foi exatamente o que eles fizeram, construíram essa rede e hoje ela tem potencial para os abrigar no exterior”, indicou o cientista político.

Com receio da emissão de uma ordem de prisão, a deputada federal partiu para a Europa. Em entrevista à CNN, Zambelli afirmou que seu destino final será a Itália e que não pretende voltar ao país se seu processo não for anulado.

“Como cidadã italiana eu sou intocável na Itália, não há o que ele possa fazer para me extraditar de um país onde eu sou cidadã, então eu estou muito tranquila quanto a isso”, determinou Zambelli, que mais cedo, em entrevista à Rádio Auriverde, falou que pretende manter sua militância no exterior.

A Itália é comandada pela primeira-ministra Giorgia Meloni, líder do partido de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), que mantém diálogos com políticos brasileiros alinhados.

“Me cansei de ficar calada, me cansei de não atender meu público. Nosso país não tem condições de abarcar pessoas que querem falar tanto quanto eu”, disse a deputada.

Rudá Ricci acredita que Zambelli deve adotar postura similar ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fugiu do país em 18 de março deste ano. “Eles, de fato, atacam o Judiciário. Quando você decide atacar a mais alta corte do país, pode ser preso e eles optam por fugir, outros também podem decidir por esse caminho, da fuga”, alertou o cientista político.

Dos EUA, onde passou a morar, Eduardo Bolsonaro segue distante do alcance da Justiça brasileira e próximo do coração da articulação internacional da extrema direita, que passa pelo governo do presidente estadunidense Donald Trump.

Por lá, Bolsonaro tem se articulado com parlamentares da extrema direita e a atuação do deputado federal chamou a atenção da Justiça brasileira.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) passou a investigar nesta semana se Eduardo Bolsonaro cometeu crimes em sua atuação política desde que se licenciou do mandato e viajou para os EUA.

A suspeita da PGR é de que Eduardo tenha cometido “coação no curso do processo” contra autoridades brasileiras – principalmente ministros do Supremo Tribunal Federal, em especial Alexandre de Moraes.

Antes de Zambelli e Eduardo Bolsonaro, Jair Bolsonaro ensaiou uma fuga da Justiça, se hospedando por dois dias na embaixada da Hungria, entre os12 e 14 de fevereiro deste ano, após ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal.

Desde 2010, o primeiro-ministro da Hungria é Viktor Mihály Orbán, principal líder da extrema direita húngara e aliado de Jair Bolsonaro. Quando ainda era presidente, o brasileiro recebeu o premiê em Brasília e o chamou de “irmão.”

Editado por: Thalita Pires
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Por fake news

Carla Zambelli tem mandato de deputada federal cassado pelo TRE-SP

CABE RECURSO

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Fugiu?

Sem confirmar destino, Carla Zambelli deixa o Brasil e deve pedir licença do mandato

Veja mais

AÇÕES EM TODO O PAÍS

MST denuncia crimes do agro e propõe reflorestamento e reforma agrária como resposta à crise climática

DIA DO MEIO AMBIENTE

Emergência ecológica, transição energética e dependência na América Latina

MEIO AMBIENTE

Fundação Joaquim Nabuco promove Jornada da Terra, debatendo clima, agricultura e combate aos agrotóxicos

Estratégias

Entenda por que a ex-presidenta Cristina Kirchner decidiu se candidatar a deputada estadual

Extinção do império?

Hegemonia dos EUA não está próxima do fim, diz analista Giorgio Shutte

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.