A Feira Ecológica do Bom Fim será o cenário da celebração pelos 40 anos do Centro Ecológico, neste sábado (7), das 8h às 12h. Fundada em 1985, a organização foi a primeira no Rio Grande do Sul a prestar assessoria agrícola com foco exclusivo em produção ecológica.
A programação inclui uma mateada com degustação de erva-mate produzida em sistemas agroflorestais, bate-papo sobre produção e manejo agroecológico, além de sessão de autógrafos com o agrônomo Laércio Meirelles, autor das obras Vozes da Agricultura Ecológica I e II. Os livros registram relatos de famílias agricultoras do Litoral Norte e da Serra Gaúcha, muitas delas atuantes na Feira do Bom Fim e na Feira dos Agricultores Ecologistas.

Segundo Meirelles, o Centro Ecológico teve origem como Centro de Agricultura Ecológica IP e, desde o início, se destacou por seu caráter pioneiro.
“Criado em 1985, é a primeira organização não governamental a dar assessoria e formação exclusivamente em agricultura ecológica. A palavra ‘exclusivamente’ deixa bem preciso, porque outras trabalhavam com agricultura familiar ou reforma agrária, mas não necessariamente enxergavam na agricultura ecológica a melhor saída para esses públicos”, afirma.
Meirelles também faz um convite ao público para participar das atividades na feira: “Vamos estar com uma banca, conversa boa, prosa e chimarrão que não pode faltar. Essa organização sempre assessorou agricultores e agricultoras, facilitando a transição do uso de veneno para o não uso de veneno, uma agricultura mais harmônica com as pessoas e com o meio ambiente”.
Durante o evento, também estarão disponíveis cuias prontas para o chimarrão, além de água quente para quem quiser preparar a bebida na hora. A atividade acontece na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque Farroupilha, na altura do número 497.
O Centro Ecológico é uma organização da sociedade civil que atua com núcleos na Serra e no Litoral Norte do estado. Desde sua fundação, promove práticas agrícolas sustentáveis com base na preservação ambiental e na justiça social. Atualmente, mais de 80 grupos de agricultores familiares recebem assessoria técnica direta da equipe do Centro.
