Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver

EDUCAÇÃO POPULAR

Livro lançado em Francisco Beltrão (PR) apresenta trabalhos com a juventude e projeta ações

A obra Sistematização Formação Política e Juventude pode ser acessada gratuitamente

14.jun.2025 às 20h03
Francisco Beltrão (PR)
Redação
Livro lançado em Francisco Beltrão (PR) apresenta trabalhos com a juventude e projeta ações

O lançamento aconteceu na sede da Assesoar, em Francisco Beltrão, no dia 6 de junho. - Foto: Assessoria / Assesoar

Jovens, agricultores familiares, movimentos sociais e lideranças políticas reuniram-se na sede da Assesoar (Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural), no dia 6 de junho, para o lançamento do livro Formação Política e Juventude. A obra sistematiza o trabalho desenvolvido com jovens ao longo dos últimos oito anos nas regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, marcando um importante registro das lutas e conquistas dessas comunidades.

A mística de abertura, com teatro do oprimido e simbolismos da luta histórica, ambientou o debate pelo fim das longas jornadas de trabalho no campo e na cidade. Durante o evento, movimentos sociais denunciaram a realidade atual e lançaram a campanha pelo plebiscito popular que decidirá sobre a taxação dos super-ricos, isenção de IR para os mais pobres e redução da jornada de trabalho.

Durante a mesa inicial, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) destacou o papel dos militantes presentes nos processos formativos com jovens sindicalistas e agricultores. “Os militantes que hoje estão aqui presentes foram protagonistas de diferentes processos formativos, em especial de jovens sindicalistas e de jovens agricultores. Estes processos podem ser acessados em pequenos materiais que estão na biblioteca da Assesoar, inclusive”, afirmou. Em seguida, reforçou: “A formação e a organização com a juventude só foi possível porque existem movimentos, sindicatos e organizações populares que sabem a importância desta tarefa”

A obra apresenta os processos formativos desenvolvidos numa parceria entre a Assesoar e o Levante Popular da Juventude. Foto: Divulgação / Assesoar | Foto: Divulgação / Assesoar

Ao apresentar o conteúdo do livro, o educador popular André de Souza Fedel destacou os elementos históricos que influenciaram o trabalho. “Havia uma resistência à formação política, mas a conjuntura exigiu a construção de novos processos”, afirmou. Ele citou como inspirações norteadoras a mobilização da juventude brasileira, como as ocupações de escolas e o movimento Ele Não, que evidenciaram a urgência de transformação social.

O livro documenta os processos formativos realizados em parceria entre a Assesoar e o Levante Popular da Juventude. A obra destaca o papel central do Levante como sujeito coletivo nos Estágios Interdisciplinares de Vivência e nas formações políticas na região Centro-Sul, além de registrar os aprendizados construídos nessa trajetória conjunta rumo a um projeto popular.

Para Ana Carolina Keil, fonoaudióloga, filha de camponeses de Capanema (PR) e militante do Levante, “A Assesoar foi crucial em nos provocar para sistematizar os trabalhos e com isso temos nosso material que registra a história, mas também mostra nossa forma de construir o conhecimento, a partir da prática, orientada também pela teoria, mas muito mais pela prática coletiva dos movimentos sociais que nos antecederam, pelos militantes e dirigentes que nos antecederam.”. E completou, “Estamos aqui por que vocês estiveram também e oportunizaram esse processo”.

Neveraldo Oliboni, vice-presidente da CUT-PR e coordenador da ACESI/FETRAF-PR, destacou que os sindicatos da agricultura familiar planejam reconstruir um coletivo de jovens para retomar as atividades formativas na região. Josenilda Cruz, da direção da FETRAF-PR, reforçou a relevância da sistematização apresentada no livro, destacando a necessidade de registrar momentos históricos e lutas da categoria. Ela também propôs a formação de um grupo para documentar outras experiências e saudou os envolvidos na elaboração da obra, que foi distribuída no final do evento para todos os participantes dos processos formativos.

Serviço

O livro está disponível para acesso público mediante preenchimento de formulário: https://forms.gle/BhfG975BWR8VsriL9.

Editado por: Ana Carolina Caldas
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

EDUCAÇÃO POPULAR

Livro lançado em Francisco Beltrão (PR) apresenta trabalhos com a juventude e projeta ações

Mobilização

Marcha da Maconha reúne milhares de pessoas em SP por fim da guerra às drogas

Guerra

Israel destaca apoio de Trump e Irã promete resposta ‘ainda mais forte’ em 2º dia de bombardeio

Genocídio

Ataques israelenses na Faixa de Gaza deixam 41 mortos, diz Defesa Civil; 23 esperavam distribuição de alimentos

PAN-AFRICANISMO

Livro discute legado de Kwame Nkrumah para a união africana: ‘Temos de olhar para nossos próprios visionários’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.