Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

ciclo de encontros

Circuito Candango de Culturas Populares leva saberes tradicionais a quatro regiões do DF

Com entrada gratuita, projeto promove oficinas, shows e rodas culturais entre 28 de junho e 6 de julho

27.jun.2025 às 17h41
Brasília (DF)
Redação
Circuito Candango de Culturas Populares leva saberes tradicionais a quatro regiões do DF

Ceilândia recebe a Mestra Jenice, Matriarca do Samba de Roda de Boipeba (BA), no Cio das Artes - Divulgação/ Circuito Candango

O mês de junho marca o início de mais uma edição do Circuito Candango de Culturas Populares, projeto que percorrerá quatro Regiões Administrativas do Distrito Federal com atividades culturais gratuitas. Entre os dias 28 de junho e 6 de julho, Paranoá, Ceilândia, Samambaia e Gama receberão oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas.

Com o tema Cerrado em Noites Juninas, a proposta da iniciativa é valorizar as culturas de matriz africana e as manifestações tradicionais brasileiras, usando as fogueiras juninas como símbolo de encontro.

“É com o calor das fogueiras juninas que abrimos mais uma caminhada do Circuito Candango. Cada território traz o pulsar da sua tradição, o axé dos terreiros, a força das rodas, a alegria dos festejos”, destaca Stéffanie Oliveira, presidenta do Instituto Rosa dos Ventos. “O circuito é um chamado para viver e respeitar as raízes candangas.”

A programação começa no dia 28 de junho, no Paranoá, com o encontro entre a Mestra Ya Baiana de Oyá e o pernambucano Mestre Manoelzinho Salustiano. O evento acontece no Ilê Axé Oyá Bagan e celebra as tradições de terreiro e fogueiras de axé.

“Vamos lembrar de como era a infância vendo as festas juninas, com várias fogueiras durante o ano. São tradições que estão se apagando, e precisamos reacender”, explica Manoelzinho, que além de mestre da cultura popular é doutor honoris causa da Universidade de Pernambuco.

Encontro de gerações e tradições

No dia seguinte, Ceilândia recebe a Mestra Jenice, Matriarca do Samba de Roda de Boipeba (BA), no Cio das Artes. A programação inclui oficina de samba e apresentação do Grupo Afirmação. “Vai ser uma apresentação linda, cheia de força, e eu estarei com meu timbal para mostrar a timbaleira que sou. É um momento de festa e de partilha”, convida a mestra.

Em Samambaia, no dia 5 de julho, o Templo Rosa Branca será palco para apresentações de Mamulengo Querenutem e Forró Raiz de Macaúba, com direito a fogueira e barraquinhas típicas.

O encerramento acontece no Gama, dia 6 de julho, com o 4º Encontro Cultural e Artístico de Capoeira. O evento, organizado pelo Bando Matilha Capoeira, ocupará a praça pública ao lado do CED 06 com teatro infantil, danças, rodas de capoeira, coco de zambê, maculelê e puxada de rede. Grupos de várias cidades do DF, como Arena Lutas (Riacho Fundo) e Raízes Capoeira (Varjão), participarão das atividades.

Programação

28/06 – Paranoá

Encontro com Mestra Ya Baiana de Oyá e Mestre Manoelzinho Salustiano

Horário: 18h às 20h

Local: Ilê Axé Oyá Bagan (Núcleo Rural Córrego Tamanduá, Trecho 07, Chácara 13, Setor de Chácaras Lago Norte)

29/06 – Ceilândia

Oficina de Samba de Roda, Fogueira para Xangô e apresentação do Grupo Afirmação

Horário: 17h às 19h

Local: Cio das Artes (Setor P, QNP 10/14, Conjunto E4)

05/07 – Samambaia

Mamulengo Querenutem e Forró Raiz de Macaúba

Horário: A partir das 17h

Local: Templo Espiritual Rosa Branca (QN 317, Conjunto C, Lote 9, Galpão Cinza, Samambaia Sul)

06/07 – Gama

4º Encontro Cultural e Artístico de Capoeira com programação completa de apresentações

Horário: A partir das 14h30

Local: Praça Pública ao lado do CED 06

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
Tags: distrito federal
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Direita na Câmara

Projeto de lei quer proibir compra de alimentos da reforma agrária pela Prefeitura de SP

Força de trabalho

‘Brasil já pode avançar para jornada de 36 horas, em escala 4×3’, defende especialista em mercado de trabalho

PODCAST DE FATO

Plebiscito Popular pergunta se o povo quer o fim da escala 6×1 e que os super-ricos paguem mais imposto

Pronara

Plano Safra será lançado na segunda (30) com programa de redução de agrotóxicos 

Rússia e Ocidente

Putin critica Otan e diz que Ocidente vive ‘frenesi militarista’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.