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Prêmio do MEC

‘Educação brasileira funciona com metade dos recursos necessários’, diz Daniel Ca

Professor da Faculdade de Educação da USP defende que prêmio do MEC deve ser aliado de outras políticas públicas

30.jun.2025 às 20h37
São Paulo (SP)
Adele Robichez e Larissa Bohrer
Prêmio Nacional da Educação foi criado pelo governo Lula (PT) na última segunda-feira (23)

rêmio Nacional da Educação foi criado pelo governo Lula (PT) na última segunda-feira (23) - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, o professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), destacou que a educação pública brasileira opera com cerca de metade do investimento previsto no Plano Nacional de Educação (PNE). O plano determina que o país destine 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área, mas atualmente o investimento gira em torno de 5%.

“A educação brasileira está funcionando com a metade do que ela deveria funcionar. Todas as metas do plano – alfabetização, recuperação salarial, redução das desigualdades – seriam cumpridas se nós tivéssemos o investimento necessário para garantir uma educação pública de qualidade”, defende.

O docente também comentou o Prêmio Nacional da Educação, criado por decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início da semana passada, que reconhece os esforços coletivos das redes públicas municipais e estaduais para melhorar a qualidade educacional. “Eu não sou contrário aos prêmios. Eles têm um objetivo estratégico de estimular as redes públicas municipais e estaduais”, avalia Cara, ressaltando, porém, que o prêmio precisa ser acompanhado de ações estruturais.

Ele cita como exemplo a parceria feita pelo governo Lula com municípios em seu segundo mandato (2007-2010), que oferecia assessoria técnica e financeira a localidades mais vulneráveis. “O governo federal dava uma assessoria profunda, técnica e financeira, para que esses municípios pudessem melhorar a educação. Foi uma fase muito positiva do debate educacional, esses grupos de trabalho de fato funcionaram”, destaca.

O professor também aponta que, para que o prêmio tenha um impacto real, é necessário regulamentar e implementar dois mecanismos previstos na Constituição Federal: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb). Esses instrumentos ajudariam a avaliar o desempenho das escolas considerando o contexto social e a garantir padrão mínimo de infraestrutura, recursos humanos e condições adequadas de ensino.

Daniel Cara alerta ainda para o afastamento do governo federal dos estados e municípios nas últimas gestões, o que dificulta o suporte necessário para a melhoria da educação pública no país. “O governo federal, por conta dos governos [dos ex-presidentes Michel] Temer (MDB) e [Jair] Bolsonaro (PL), se afastou demais das prefeituras e dos governos estaduais. É preciso retomar essa ponte”, opina.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Thalita Pires
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