A situação da saúde na Faixa de Gaza é tema do debate “Sob fogo: a saúde da população de Gaza”, promovido nesta terça-feira (1º) no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na capital paulista. O evento faz parte de um ciclo de seminários organizados pela Cátedra Edward Saïd e estudantes, professores e técnicos da universidade, participantes da Rede de Solidariedade ao Povo Palestino. “Todos os hospitais de Gaza foram bombardeados. Isso é um crime de guerra terrível”, afirma o professor de Economia na Unifesp e membro da rede, Alberto Handfas, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.
Além dos ataques a hospitais, Handfas denuncia mortes em massa de profissionais da saúde e ações que impedem a entrada de comida e medicamentos. “A forma de distribuição da comida é absolutamente sádica: colocam as pessoas em jaulas e começam a atirar quando elas estão desesperadas”, relata. O professor também critica o projeto sionista do Estado de Israel e aponta que o atual governo israelense “está decidido a terminar essa limpeza étnica, expulsando os palestinos ou os exterminando fisicamente”.
O debate sobre as consequências da destruição da infraestrutura de saúde da região ocorre a partir das 12h15 no Anfiteatro Leitão da Cunha. O evento conta com a presença do médico Paulo Marchiori Buss, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do palestino Mustafa Barghouti, liderança política e médica na Cisjordânia. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal da Cátedra Edward Saïd no YouTube, com inscrições abertas para participação online. “[Os participantes] poderão fazer perguntas aos debatedores no chat”, indica.
Serviço:
Sob Fogo: A Saúde da População de Gaza
- 1 de julho de 2025 (terça-feira) às 12h15
- Anfiteatro Leitão da Cunha da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Campus São Paulo
- Rua Botucatu, 740 – Vila Clementino, São Paulo (SP)
- Transmissão pelo canal da Cátedra Edward Saïd, no YouTube
- Inscrições
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.