Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Sul Global

Declaração final do Conselho Popular do Brics defende taxação de super-ricos e nova governança mundial

Documento apresentado neste sábado (5) reúne propostas dos movimentos populares e será entregue aos chefes de Estado

05.jul.2025 às 16h49
Rio de Janeiro (RJ)
Rodrigo Chagas
Declaração final do Conselho Popular do Brics defende taxação de super-ricos e nova governança mundial

Representantes do Conselho Popular do Brics durante reunião no Rio de Janeiro (RJ) - Priscila Ramos/MST

Movimentos populares e organizações da sociedade civil que integram o Conselho Popular do Brics apresentaram neste sábado (5), no Rio de Janeiro (RJ), a declaração final com suas recomendações aos chefes de Estado do bloco. O documento é resultado de um processo coletivo de quatro meses e será entregue oficialmente durante a cúpula de líderes, marcada para este domingo (6).

A declaração foi construída a partir de sete grupos de trabalho que reuniram organizações dos países-membros e convidados. Os eixos temáticos abordados foram: saúde, educação, ecologia, cultura, finanças, economia digital e a institucionalidade do próprio Brics. O processo envolveu mais de 120 organizações e seguiu o princípio do consenso entre os participantes.

No Teatro Carlos Gomes, no centro da capital fluminense, representantes do Conselho tornaram públicas as propostas e reforçaram o caráter político do documento. Esta é a primeira vez que o Conselho Popular realiza uma reunião presencial com projeção internacional e espaço institucional dentro da programação oficial do Brics.

O texto propõe que o bloco assuma um papel ativo na construção de uma nova ordem internacional, baseada na multipolaridade, na paz entre os povos e na justiça social. Entre as recomendações centrais estão a criação de mecanismos para taxação de bilionários, a desdolarização da economia mundial, o fortalecimento de moedas nacionais, o controle dos paraísos fiscais e a reforma de instituições como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Propostas para nova ordem global

A declaração do Conselho Popular defende uma transformação profunda na arquitetura financeira e política mundial. As propostas incluem a criação de uma convenção tributária global sob coordenação da ONU, com o objetivo de garantir justiça fiscal internacional e impedir a evasão praticada por grandes fortunas.

Também estão entre as medidas prioritárias a ampliação do uso de moedas nacionais no comércio entre os países do bloco, a criação de um sistema de pagamentos próprio do Brics e o fortalecimento do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco do Brics, com regras mais transparentes e sensíveis às demandas sociais e ambientais dos países-membros.

“Defendemos que o principal objetivo dos Brics deve ser o combate à desigualdade social e à pobreza. Mas, para isso, é preciso industrializar os nossos países e garantir soberania tecnológica”, afirmou João Pedro Stedile, representante do Brasil no Conselho. “Não basta distribuir alimentos, cada povo tem que ter condições de produzir o que consome.”

O documento propõe ainda que o bloco atue como um ator independente no cenário internacional, mediando conflitos e promovendo a autodeterminação dos povos do Sul Global frente às pressões geopolíticas e econômicas das potências ocidentais.

Justiça climática, soberania alimentar e paz

Na área ambiental, os movimentos defendem que o Brics estabeleça um fundo climático próprio, com foco em mitigação, adaptação e proteção da biodiversidade. Em contrapartida, rejeitam práticas de compensação de carbono que reforçam desigualdades, e propõem uma transição ecológica justa, com proteção social e tecnologias acessíveis.

A soberania alimentar também aparece como eixo central, com propostas para o fortalecimento da produção local de alimentos e o enfrentamento da fome por meio de políticas públicas sustentáveis. O grupo ressalta que segurança alimentar só é possível com reforma agrária, controle sobre os territórios e valorização do conhecimento tradicional.

O texto também faz um apelo à paz global, condena o uso de sanções econômicas e medidas coercitivas unilaterais e manifesta solidariedade ao povo palestino. Os conselheiros cobram que o Brics assuma uma postura ativa na mediação de conflitos internacionais e na defesa de uma ordem global baseada na soberania dos povos.

Sociedade civil cobra participação permanente

Além das propostas temáticas, a declaração traz reivindicações institucionais. Os movimentos exigem que o Conselho Popular seja incorporado de forma permanente à estrutura do Brics, com financiamento, calendário estável e participação garantida nos processos de decisão.

“Nos comprometemos a assegurar o engajamento oficial do conselho com os sherpas e os líderes durante todo o ano, e também a garantir financiamento para suas atividades”, afirmou Raymond Matlala, conselheiro da África do Sul.

Matlala também agradeceu à delegação brasileira por viabilizar o encontro. “Sob circunstâncias difíceis, nossos colegas do Brasil garantiram que pudéssemos estar aqui e que nossas vozes fossem ouvidas”.

“Nossos colegas na Índia vão assumir a tarefa de garantir que o conselho prossiga no próximo ano”, completou.

“Queremos que o conselho tenha vida perene, com secretaria, recursos e participação garantida nas cúpulas. Só os Brics têm hoje a legitimidade política e moral para construir uma nova ordem internacional, com protagonismo dos povos”, declarou Stedile.

Entre as sugestões, está a criação de uma plataforma digital pública do Brics, com transparência sobre documentos, iniciativas e participação dos diferentes segmentos sociais. Também foi proposta a realização anual de cúpulas populares nos países-sede da cúpula oficial.

Editado por: Geisa Marques
Tags: brics
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIA DE DESCANSO

Saiba por que 9 de julho só é feriado em São Paulo

PED 2025

PT define dirigentes municipais, estaduais e nacionais neste domingo (6); conheça as principais disputas em Pernambuco

Cooperação Sul-Sul

Brics propõe reforma do FMI, taxação internacional de super-ricos e fortalecimento da cooperação Sul-Sul

Governança

‘O NDB é um banco feito pelo Sul Global para o Sul Global’, defende Dilma sobre comparação com o FMI

Agricultura familiar

Cooperativas da reforma agrária garantem alimento saudável e valorização do trabalho com acesso a crédito popular do Finapop

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.