A assistente social e deputada estadual Cida Ramos foi eleita neste domingo (6) como nova presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba, no Processo de Eleições Diretas (PED), realizado em todo o estado. Com a vitória, Cida se torna a primeira mulher a assumir o comando do PT na Paraíba, um feito histórico que reforça sua trajetória de enfrentamento às desigualdades sociais e promoção da inclusão.
De militante a liderança estadual
Cida iniciou sua militância no PT nos anos 90, durante a redemocratização do país. Formada em Serviço Social, construiu uma carreira acadêmica como professora doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atuou também em movimentos sociais e em políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e à população vulnerável.
Foi eleita deputada estadual em 2018, quando quebrou recordes como a mais votada da história da Paraíba. Em 2022, reelegeu-se pelo PT e agora, em 2025, consolida seu protagonismo dentro da legenda.
Vitória histórica das mulheres
A eleção de Cida Ramos é simbólica pois, além de ser mulher, a deputada é deficiente física, e segue na luta, representando diversos segmentos historicamente marginalizados.
“É uma honra e uma grande responsabilidade representar esse projeto político que há 45 anos constrói a luta pela democracia e pelos direitos do povo brasileiro. Queremos um PT forte, protagonista, para combater a extrema direita, defender a democracia e reeleger o Presidente Lula. Estou honrada e ao mesmo tempo com muita responsabilidade e compromisso. Minha candidatura foi um chamamento à ação. Serei uma presidenta presente na vida dos diretórios, comissões provisórias, serei uma presidenta que vai priorizar a organização e mobilização partidária”, comentou ela.
À frente do partido, Cida terá a missão de unificar correntes internas, fortalecer a presença do PT nos municípios e preparar o partido para as eleições de 2026.