Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Brasil

FEITO HISTÓRICO

Escola municipal de Sapé (PB) leva título de melhor equipe paraibana da Olimpíada Nacional em História do Brasil e representará o estado em São Paulo

Outra equipe da mesma escola também participará da final que ocorre em agosto e terá escolas públicas e privadas

07.jul.2025 às 21h35
JOÃO PESSOA (PB)
Carolina Ferreira
Escola municipal de Sapé (PB) leva título de melhor equipe paraibana da Olimpíada Nacional em História do Brasil e representará o estado em São Paulo

Giovana, Maria Vitória e Victor Emanuel (da esquerda para a direita) integram a equipe. O professor Bruno Chaves (de blusa roxa) orienta o grupo - Foto: Acervo pessoal/Bruno Chaves

Uma equipe composta por três estudantes do 9º ano B, da Escola Municipal Júlia Figueiredo, do município de Sapé (PB), é finalista da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), além disso foi considerada a melhor equipe paraibana da edição. É a primeira vez na Paraíba que uma escola pública municipal leva o título de melhor equipe.  

Das oito equipes que representarão a Paraíba na final – que ocorre nos dias 30 e 31 de agosto deste ano, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo –, duas são da Escola Municipal Júlia Figueiredo, ambas orientadas pelo professor de história Bruno Chaves. Mais de 57 mil equipes de todo o país participaram, dessas apenas 351 foram classificadas para a final.

“É uma alegria muito grande ver meus alunos se saírem bem e se destacarem na Olimpíada, até porque eu fui aluno de escola pública”, conta Chaves que em 2011, quando estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), participou da final da 3º edição do evento, o que o fez gostar mais de história e escolher ser professor de escola pública e do ensino básico.

Com o tema “Informação: produção, circulação, limites e possibilidades”, a 17º ONHB tem o intuito de fomentar a reflexão crítica acerca da informação e o papel da mídia, trazendo questões sobre desinformação e inteligência artificial (IA), por exemplo. A ONHB é constituída por seis fases on-line e uma fase de prova final, que é presencial. As fases são compostas por questões de múltipla escolha e/ou por tarefas.

As estudantes Giovana Pereira de Melo (14 anos), Maria Vitória da Silva (14 anos) e o estudante Victor Emanuel Silva do Nascimento (16 anos) integram a equipe Regentes do Império – melhor do estado da Paraíba da 17ª ONHB – e terão as passagens aéreas custeadas pela Unicamp, o que não inclui hospedagem e alimentação. Já as estudantes Hellen Simara de Araújo Silva (14 anos), Rayssa da Silva André (14 anos) e Lorrany Ketyllin Freitas Coutinho (15 anos), do 9º ano A, compõem a equipe Amarelo Cor de Rosa e, provavelmente, terão a ida custeada pela prefeitura de Sapé.

Equipe Amarelo Cor de Rosa. Da esquerda para a direita estão as estudantes Hellen, Rayssa e Lorrany , e o professor Bruno Chaves – Foto: Acervo pessoal/Bruno Chaves

“Acabou de sair o resultado, então, a gente está nessa fase de diálogo com a prefeitura. Eles demostraram interesse [em custear passagem aérea, hospedagem e alimentação] , inclusive, estão muito felizes com o resultado e pretendem custear mais uma vez este ano a ida dos alunos e a minha também”, informa Bruno Chaves.

Em 2024, foi a primeira vez que uma escola pública municipal da Paraíba chegou à final da ONHB, uma equipe também orientada por Chaves e da Escola Municipal Júlia Figueiredo. E, neste ano, duas equipes da escola conquistaram a classificação para a grande final, sendo uma delas a melhor equipe, um feito histórico para a educação paraibana.

“Ser professor de história, para mim, é fascinante, porque eu encaro como uma disciplina primordial para a formação do ser humano, em que a gente pode formar cidadãos conscientes, que pensem reflexivamente”, destaca Chaves.

Ele conta que costuma ser professor desses alunos a partir do 6º até o 9º ano, podendo acompanhar o processo de construção da consciência crítica das e dos estudantes. “Quando chega no 9º ano, a gente consegue fazer reflexões maravilhosas em sala de aula, relacionando com o tempo presente, relacionando com as coisas que estão no cotidiano deles, com o dia a dia, então, a Olimpíada vem dar um ganho, porque contribui com o trabalho do professor em sala de aula”, afirma.

“Eu vejo como fundamental a disciplina de história para a formação desses indivíduos, porque eles vão ficar aí para sempre, para serem indivíduos que não recebem tudo passivamente, que conseguem questionar, problematizar, ter opiniões. Já tive muitos alunos de Olimpíadas que hoje estão no IFPB, fazendo Ensino Médio, estão tendo cargos de liderança de juventude, nos grêmios, na UNE, então, eles estão sendo o futuro que vão poder transformar a sociedade”, complementa o professor.

Este ano, nove equipes da Escola Municipal Júlia Figueiredo foram orientadas por Bruno Chaves, com um total de 27 estudantes. Dessas nove, cinco chegaram na semifinal e duas na final. De acordo com o regulamento da ONHB, os grupos sempre devem ter três alunos, do mesmo nível de ensino.

Encontro com os alunos durante as seis fase da Olimpíada – Foto: Acervo pessoal/Bruno Chaves

Três escolas públicas e três privadas representarão a Paraíba na final. Entre as públicas estão a Escola Municipal Júlia Figueiredo (2 equipes), de Sapé; a Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula (1 equipe), de João Pessoa; e o IFPB, Campus Campina Grande (1 equipe). Já as privadas são o GGE João Pessoa (2 equipes); ISO João Pessoa (1 equipe); e Habilis João Pessoa (1 equipe).

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ

Editado por: Heloisa De Sousa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

REAÇÃO

‘Lamentável e dilacerante’, diz Anielle Franco sobre morte de jovem por polícia

disputa partidária

Eleições do PT em Minas Gerais acontecem no próximo domingo (13)

FEITO HISTÓRICO

Escola municipal de Sapé (PB) leva título de melhor equipe paraibana da Olimpíada Nacional em História do Brasil e representará o estado em São Paulo

Reparação

Avós da Praça de Maio encontram 140° neto sequestrado pela ditadura na Argentina

Plataforma Brasil

MITsp leva teatro brasileiro ao Festival de Avignon e celebra 200 anos de relações Brasil-França

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.