A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) marca presença pela primeira vez no prestigiado Festival Off Avignon, na França, com uma programação especial que integra o Ano do Brasil na França, iniciativa cultural bilateral que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A participação acontece entre os dias 5 e 13 de julho, dentro do Festival França-Brasil, e reúne espetáculos, palestras e filmes sob curadoria da própria MITsp.
“O festival de Avignon é um dos mais importantes do planeta”, destaca Rafael Steinhauser, diretor institucional da MITsp, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato. Segundo ele, o evento francês reúne mais de 1,7 mil peças, majoritariamente francesas, mas com espaço crescente para produções internacionais. “Este ano nós estamos apresentando a Plataforma Brasil: uma série de eventos, entre peças e filmes e palestras do Brasil, no marco desse ano de intercâmbio cultural Brasil-França”, explica.
A programação organizada pela MITsp inclui duas peças de teatro, uma performance, uma peça de dança, três filmes e três palestras com pensadores brasileiros. Entre os nomes convidados estão a escritora e ativista indígena Geni Nunes, a jornalista e pesquisadora Rosane Borges e o filósofo Vladimir Safatle. “Queríamos ter uma representatividade em Avignon através dessas qualidades da pluralidade e da diversidade do Brasil, trazer um pouquinho desse conhecimento através dessas três figuras importantes da cultura brasileira”, afirma Steinhauser.
Brasil como referência
A MITsp atua como um dos vetores da Plataforma Brasil, que tem o país como tema central no Festival Off Avignon. “É um prazer ver como, desta vez, aqui em Avignon, o Brasil está muito bem representado, chamando muita atenção e abrindo muitas portas para todos os artistas que estão se apresentando aqui continuarem circulando na Europa”, comemorou.
Fundada em 2014, a MITsp é uma iniciativa privada, sem fins lucrativos, que tem se destacado por resistir a cortes de verbas e retrocessos em políticas culturais. “Resistir é importante. Fazemos isso com amor, carinho, entusiasmo e coragem”, diz Steinhauser. “Somos referência, acredito, de alguma forma, no Brasil nesse sentido também, de criar eventos que tenham impacto, que tenham importância e que tenham qualidade”, celebra.
Além da participação no festival francês, a mostra já realizou edições e parcerias internacionais na Inglaterra e Bélgica. A temporada Brasil-França 2025, da qual a MITsp faz parte, teve início em abril e se estende até setembro, com mais de 300 eventos previstos em cerca de 50 cidades francesas.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.