Candidatos que pretendem pedir isenção da taxa de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) têm até até 23h59 desta terça-feira para encaminhar a demanda.
Todo o processo é realizado digitalmente. O pedido de gratuidade é feito no ato da inscrição, por meio do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), com o login do portal do governo federal, o Gov.br.
Tem direito à isenção quem tem inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), é doador ou doadora de medula óssea, bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação ou tem financiamento do ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
É necessário apresentar documentação que comprove a elegibilidade para isenção da taxa, seguindo as instruções do sistema de inscrições. Para análise dos pedidos, a FGV fará consulta ao CadÚnico, ao Prouni, ao Fies e ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 10 de julho. Quem tiver o pedido indeferido poderá entrar com recurso em dois dias úteis após a divulgação. O resultado final dos recursos está previsto para 18 de julho.
O CNU tem taxa única de R$ 70 para os cargos de nível médio e superior e deve ser paga até o dia 21 de julho. São mais de 3,6 mil vagas para 32 órgãos da administração federal. As provas serão aplicadas em dois dias. A primeira fase com questões objetivas está prevista para outubro. Já a segunda fase – dissertativa e apenas para pessoas aprovadas na etapa inicial – deve ser aplicada em dezembro.