O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou neste domingo (6) a etapa estadual do seu Processo de Eleições Diretas (PED) no Rio Grande do Sul. Participaram da votação mais de 26 mil filiados e filiadas, de acordo com nota divulgada pelo partido.
A apuração dos votos indicou que o segundo turno da disputa estadual será entre Sofia Cavedon e Valdeci Oliveira. A nova etapa está marcada para o dia 27 de julho. Outros quatro nomes também participaram da disputa: Júlio Quadros, Marcelo Carlini, Stela Farias e Thiago Braga.

Na capital, Porto Alegre, também haverá segundo turno para a presidência do diretório municipal. Helenir Schürer obteve 40% dos votos, enquanto Rodrigo Dilelio ficou em segundo lugar com 24%. A votação superou a expectativa da direção local: foram mais de 2,6 mil votantes, frente aos 1,5 mil do último processo.
A proporcionalidade dos votos, característica do sistema de democracia interna do partido, deverá garantir uma direção composta por diferentes forças políticas, sem maioria absoluta entre as chapas concorrentes.
O PED é o instrumento pelo qual o PT renova suas direções partidárias e instâncias de base em todo o país. A votação acontece simultaneamente em diversas cidades e contempla os níveis municipal, estadual e nacional.

Em nível nacional, o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva foi eleito o novo presidente nacional do PT.
Edinho pertence ao Construindo um Novo Brasil (CNB), corrente majoritária e ala mais conciliadora do PT, e representa, para especialistas, a continuidade da linha de Lula. Ele concorria com Romênio Pereira, Rui Falcão e Valter Pomar.
O resultado foi anunciado mesmo sem a definição das eleições no diretório de Minas Gerais. A votação foi adiada no estado por conta da judicialização do processo. A deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) havia sido impedida de concorrer à presidência estadual por não ter quitado suas obrigações partidárias, mas a questão foi judicializada e, em decisão proferida no sábado (5), às vésperas da votação, o partido foi obrigado a incluí-la na disputa.
