Com 94% das urnas apuradas, os candidatos Arilson Chiorato e Zeca Dirceu vão disputar o segundo turno das eleições internas do Partido dos Trabalhadores no Paraná. A votação do primeiro turno, que ocorreu no domingo (6), mobilizou mais de 16 mil filiados e definiu os nomes que seguem na disputa pela presidência estadual do partido.
Zeca Dirceu terminou o primeiro turno na frente, com 7.616 votos válidos, seguido de perto por Arilson Chiorato, que obteve 7.190. Tadeu Veneri somou 1.605 votos e Hermes Leão, 790. Ao todo, foram contabilizados 16.775 votos válidos, excluindo brancos e nulos, em 258 das 275 cidades paranaenses onde houve votação, o que representa 94% da apuração.
Após a confirmação de sua ida ao segundo turno, Arilson Chiorato que concorre à reeleição do PT-PR agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer, de coração, a todas e todos que nos deram seu voto, seu apoio, seu carinho e seu tempo nesta primeira etapa da campanha à presidência estadual do PT Paraná”, declarou.
O atual presidente estadual do partido, que busca a reeleição, destacou o caráter democrático do Processo de Eleições Diretas (PED): “Foi uma jornada de muito diálogo, acolhimento e compromisso com o partido que acreditamos: um PT unido, de luta e coragem! O PED é a maior expressão da democracia interna que só o nosso partido pratica com tanta grandeza”, afirmou.
Já o deputado federal Zeca Dirceu, que liderou o primeiro turno, afirmou que o resultado demonstra o desejo de renovação dentro da legenda. “O PT das bases deu seu recado: queremos mudança e renovação. A disputa foi intensa, o debate muito produtivo e sigo para o segundo turno mais motivado a fazer as transformações que nossa militância merece”, declarou.
Além da escolha da presidência estadual, os filiados também votaram para presidente nacional, municipal e chapas nos três níveis. No caso de Curitiba, o atual presidente do partido, Angelo Vanhoni, foi reeleito e ainda houve eleição de presidentes zonais. Dez zonas participaram do processo.
A eleição nacional consagrou Edinho Silva como novo presidente do PT. No Paraná, ele recebeu 13.713 votos. Rui Falcão ficou em segundo, com 2.368. A composição do Diretório Estadual foi definida pelo voto nas chapas já no primeiro turno. A chapa “Por um PT unido de luta e coragem” liderou com 7.103 votos, seguida por “O PT mais perto de você”, com 6.789.
A apuração, iniciada às 18h de domingo, se estendeu até a madrugada de terça-feira (8). O resultado foi encaminhado para a Comissão de Organização Eleitoral (COE) Nacional, que valida o processo e organiza o segundo turno.