O grupo político do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, saiu vitorioso das eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro. Com 62,2% dos votos, Diego Zeidan, filho de Quaquá, foi eleito presidente estadual da legenda contra 37,7% do deputado federal Reimont.
Zeidan, que é secretário municipal de Habitação do Rio, pertence a corrente majoritária Construindo Novo Brasil (CNB) que também elegeu o novo presidente nacional do partido, o ex-prefeito Edinho Silva.
A chapa vitoriosa no Rio de Janeiro Nova CNB-Favela também elegeu Alberes Lima para a presidência do diretório municipal, com mais de 70% dos votos sobre o vereador Leonel de Esquerda.
Nas redes sociais, Zeidan agradeceu a militância pela campanha e afirmou que a democracia interna do PT é um exemplo de participação. “É com esse espírito que vamos seguir fortalecendo o partido no nosso estado”, escreveu em nota logo após o resultado na última segunda-feira (7). Mais de 60 mil petistas marcaram presença em 150 locais de votação no estado.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
“Relembramos cada roda de conversa, debates, cada post compartilhado, cada bandeira erguida. Foi uma campanha feita com o coração, com identidade, com o povo como o PT sempre foi e sempre será. Agora é seguir firmes para trazer o PT de volta para as bases e construir o partido dos nossos sonhos”, afirmou.
O prefeito de Maricá também comemorou o resultado da eleição direta nas redes sociais: “A vitória deles é a vitória do povo das favelas e comunidades do Brasil. Nascemos nelas e agora vamos voltar ainda mais fortes para reeleger o presidente Lula em 2026 e continuar melhorando a vida de quem mais precisa”, escreveu.
O Processo de Eleições Diretas (PED) que definiu as novas lideranças da sigla pelo Brasil teve votação no último domingo (6). Edinho Silva, que teve apoio do presidente Lula, comandará o partido até 2029.