Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

CINEMA

Festival de Gramado anuncia novidades e títulos em competição

Em coletiva de imprensa realizada na Serra gaúcha, evento revelou longas nacionais e curtas gaúchos selecionados

09.jul.2025 às 23h54
Gramado (RS)
Carol Zatt
Festival de Gramado anuncia novidades e títulos em competição

Novamente, não haverá longa gaúcho na principal vitrine do Festival de Gramado - Foto: Palavra Divulgação

Começou, mais uma vez, o frenesi da sétima arte na Serra gaúcha. O 53º Festival de Cinema de Gramado divulgou nesta terça-feira (8) os longas-metragens brasileiros de ficção que disputarão o Kikito em 2025 e os curtas gaúchos selecionados para a Mostra Assembleia Legislativa.

O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa na cidade de Gramado, apresentando ainda outros destaques da programação: parcerias internacionais, novidades do Educavídeo, os agraciados com os Prêmios Iecine/Sedac e detalhes sobre o Conexões Gramado Film Market, segmento mercadológico do evento.

O Festival de Cinema de Gramado, o mais antigo festival de cinema ininterrupto do Brasil, que faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, acontece entre 13 e 23 de agosto. A programação terá seus dois primeiros dias dedicados à programação do projeto Educavídeo, com a abertura oficial marcada para 15 de agosto, com a exibição hors concours do inédito O Último Azul, que deve estrear comercialmente no final do próximo mês. O longa do premiado diretor Gabriel Mascaro conquistou o Urso de Prata na 75ª edição do Festival de Berlim, em fevereiro deste ano.

A natureza das coisas invisíveis, de Rafaela Camelo, fará sua estreia nacional no prestigiado evento cinematográfico –
Foto: Francisca Sáez Agurto

Apesar de a curadoria frisar sobre uma representação de territórios em suas escolhas, infelizmente, não teremos, pelo quarto ano consecutivo, um representante do Rio Grande do Sul na principal vitrine da Serra gaúcha. A última vez foi na pandemia, com exibição remota pelo Canal Brasil de A primeira morte de Joana (2021), de Cristiane Oliveira.

Para a competição desta 53ª edição, foram escolhidos seis longas de ficção inéditos no Brasil (alguns já selecionados para festivais internacionais importantes), que serão exibidos nas sessões noturnas no Palácio dos Festivais: A Natureza das Coisas Invisíveis (DF), Papagaios (RJ), Cinco Tipos de Medo (MS), Nó (PR), Sonhar com Leões (SP) e Querido Mundo (RJ).

Para o trio de curadores formado pelo ator e diretor Caio Blat, pela atriz Camila Morgado e pelo jornalista, professor e crítico Marcos Santuario, a seleção deste ano sublinha a força de Gramado como a primeira janela de exibição dos mais recentes títulos da cinematografia brasileira. O último, único residente em solo regional, repetiu seu slogan: “Os filmes vêm para nascer em Gramado, não para morrer. Daqui saem para conquistar o país e o mundo”, citando o caso que ocorreu em 2012 com O Som ao Redor, primeiro longa de Kleber Mendonça Filho, premiado com Agente Secreto no mais recente Festival de Cannes.

Camila Morgado, em seu primeiro mandato na função, disse que a tarefa não foi simples, porém prazerosa: escolher seis títulos com marcas autorais e vozes próprias. Caio Blat, já na terceira missão, reforçou a dor no coração de somente selecionar seis filmes nesse desafio gigantesco de avaliar três centenas de obras, impulsionadas pelos recursos das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

No entanto, o artista afirmou estar orgulhoso do resultado a que chegaram, privilegiando uma diversidade de olhares: “Nosso foco foi contemplar essa variedade de temas, de narrativas, mesclar nomes consagrados com novas promessas. Espero que o público se deslumbre com a força do nosso cinema, com o vigor com que ele se renova e se reafirma”.

Os demais conteúdos e homenagens desta edição serão divulgados em coletivas de imprensa no Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (15), e em São Paulo, na quinta-feira (17). A reportagem apurou com exclusividade que dois títulos da mostra nacional de curtas são gaúchos (com temática indígena e realizadores negros), e, ao que tudo indica, não foram eleitos para a seleção local. 

Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal de turismo e cultura, confirmou que o espaço do curta-metragem brasileiro tem seu lugar de visibilidade e debate garantidos nesta edição (o que havia sido ameaçado no ano passado, em função da enchente, e foi requisitado pela classe audiovisual).

Além de ter anunciado parcerias novas com os festivais de Cartagena e Málaga, ela adiantou que a Petrobras, patrocinadora master no ano passado e neste, também já está com o incentivo acertado para a edição número 54.

As homenagens aos expoentes do audiovisual gaúcho

Todos os anos, o Festival de Cinema de Gramado presta tributo a personalidades que se destacam na produção gaúcha. Em 2025, seis nomes terão sua trajetória celebrada pelo Troféu Sirmar Antunes, entregue pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; pelo Prêmio Leonardo Machado, instituído pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, e pelos Prêmios Iecine nas categorias de Legado, Inovação e Destaque, uma realização do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), por isso anunciados em primeiríssima mão pela sua diretora, Sofia Ferreira.

Todas as honrarias serão entregues na cerimônia de premiação do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas.

Com mais de 60 anos de sólida carreira em teatro, cinema e televisão, a atriz Araci Esteves receberá o Prêmio Leonardo Machado, após ter sido recentemente homenageada no Festival Santa Cruz de Cinema. Natural de Osório, Araci ultrapassa a marca de 20 trabalhos no audiovisual gaúcho como “a grande dama do cinema que foi e continua a ser Comédia, Arena e Anahy”, conforme define a comissão formada pela jornalista Adriana Androvandi e pelos realizadores Alexandre Mattos Meirelles e Davi de Oliveira Pinheiro.

A mesma comissão selecionou os nomes dos agraciados para os Prêmios Iecine. Na categoria Inovação, elegeram a dupla de cineastas Victor Di Marco e Marcio Picoli, pelo “olhar original sobre o universo PcD (das pessoas com deficiência)” e pela “tradução cinematográfica profunda do sentido da palavra acessibilidade”.

O Destaque irá para Um é Pouco, Dois é Bom (que também tem Araci no principal papel feminino), “pelo resgate de uma obra de vanguarda, de qualidade artística singular e pioneira para o cinema negro brasileiro”.

Já Gustavo Spolidoro receberá o troféu de Legado, por seu “trabalho pioneiro na criação cinematográfica, na difusão das possibilidades de experimentação da linguagem e na contínua formação de novas gerações de cinéfilos e cineastas”.

E o Troféu Sirmar Antunes irá para a atriz, dançarina e cantora Gloria Andrades. Com mais de 20 anos dedicados à arte de contar histórias, a homenageada participou de mais de 55 espetáculos, além de filmes como O Jogo, Marina, Remissão e Nada Nunca Morre. A escolha de Gloria é uma indicação da comissão formada por profissionais da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, da Associação de Profissionais Técnicos Cinematográficos, da Fundação de Cinema do RS, do Instituto Estadual de Cinema e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul.

Conexões do Festival com o mercado

Detalhes da programação, como Conexões Gramado Film Market e Educavídeo, foram divulgados – Foto: Edison Vara/PressPhoto

Neste ano, também ocorrerá a nona edição do Conexões Gramado Film Market, com realização da Gramadotur e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), contando com apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Rumo aos seus 10 anos, o Conexões acontecerá entre os dias 16 e 22 de agosto, com a proposta de, mais uma vez, pensar o audiovisual sob as perspectivas de criação, economia, política e transformação social.

Além das já consolidadas rodadas de negócios com os principais players do mercado audiovisual brasileiro, da VIII Mostra de Filmes Universitários e de novidades envolvendo a discussão do formato de teasers e trailers, a programação deste ano lança olhar especial para ações voltadas à internacionalização, indo da capacitação de produtores gaúchos para inserção no mercado exterior à discussão de ações que podem abrir caminhos para quem quer circular e negociar em outros países.

A programação formativa se intensifica com workshops, mentorias e o II Encontro dos Ecossistemas RS, que promove articulação entre coletivos, instituições e políticas públicas em prol do audiovisual gaúcho.

“A inteligência artificial, que nos desafiou em 2024, se faz presente nas discussões e nas telas com a Mostra de Filmes Gerados por IA. Ética, autoria e inovação entram em foco, em um debate que atravessa linguagens e fronteiras”, adiantou Gisele Hiltl, coordenadora do Conexões Gramado Film Market, que ainda confirmou a continuação da Mostra de Realidade Virtual, expandindo horizontes com experiências imersivas e narrativas emergentes, e a participação de profissionais franceses nesta edição.

Tradicional projeto Educavídeo promove mostra inédita de cinema estudantil

Novidades foram anunciadas por Gabriel Garcia, monitor formado pela primeira turma do projeto – Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Nos dias 13 e 14 de agosto, antecipando a abertura oficial do 53º Festival de Cinema de Gramado, o Educavídeo, programa que oferece capacitação em linguagem audiovisual para estudantes da rede pública de Gramado, mais uma vez lança os holofotes para a produção estudantil do município.

Desde 2011, o Educavídeo já recebeu mais de mil alunos e realizou mais de 110 produções, entre curtas-metragens, documentários, webseries e um média-metragem. As produções dos estudantes já participaram de diversos festivais de cinema estudantis e conquistaram mais de 40 prêmios.

Desta vez, além da já tradicional noite de exibição dos filmes realizados por seus alunos, o Educavídeo promove, no Palácio dos Festivais, a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Educavídeo, que reúne filmes produzidos em escolas por alunos do ensino médio e fundamental.

Assinada pela equipe do Educavídeo, a seleção traz obras do Rio Grande do Sul e de outros estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, fortalecendo o programa gramadense como um grande expoente de cinema estudantil a nível nacional. Todos os títulos podem ser encontrados no site oficial.

As informações foram divulgadas por Gabriel Garcia, monitor formado pela primeira turma do projeto. Presente na ocasião, Iva Rosa, professora da rede municipal de ensino, destacou ainda o papel de formação de público que o Educavídeo acaba desenvolvendo junto à continuidade do evento.

Além de enaltecer o desempenho de Gabriel, a educadora frisou que duas profissionais da Gramado TV, registrando a coletiva de imprensa, e a mais jovem integrante da equipe da Agência PressPhoto (de Edison Vara, que documenta em imagens o festival há décadas) também são “crias” da iniciativa que realiza oficinas por 13 edições. Ticiane da Silva entrou em 2024 para o time de fotógrafos, que ainda tem a expertise de Cleiton Thiele há muitos anos.

Prêmio Assembleia Legislativa para os curtas regionais

O Prêmio Assembleia Legislativa novamente celebra o melhor da mais recente safra do cinema em curta-metragem produzido no Rio Grande do Sul com trabalhos realizados na capital Porto Alegre e em outras dez cidades do Estado. São 18 títulos que formam um mosaico plural e descentralizado para uma mostra tradicionalmente reconhecida por revelar novos talentos da produção audiovisual local.

O famoso “Gauchão”, nome carinhosamente adotado pelo público para se referir à mostra, é realizado pelo Festival de Cinema de Gramado em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, distribuindo troféus e prêmios em dinheiro para os vencedores de 12 categorias (neste ano, com a novidade de destaque para Figurino).

As exibições acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, às 13h, no Palácio dos Festivais, com a cerimônia de premiação marcada também para o dia 17, a partir das 20h.

A Sinaleira Amarela (Porto Alegre), de Guilherme Carravetta De Carli

Bom Dia Maika (Santa Cruz do Sul), de Eddy Ramos

O Correspondente (Santo Antônio da Patrulha), de Thali Bartikoski e Bruno Barcelos

E Depois de Fevereiro (São Leopoldo), de Crystom Afronário

Enfim S.O.S. (Porto Alegre), de Zaracla

Estudos Sobre a Vida em Rede (Lajeado), de Tuane Eggers

Fuá – O Sonho (Canela), de Viviane Jag Fej Farias e Amallia Brandolff

Gambá (Teutônia), de Maciel Fischer

Imigrante/Habitante (Porto Alegre), de Cassio Tolpolar

O Jogo (Pelotas), de Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila

Mãe da Manhã (Porto Alegre), de Clara Trevisan

Nhemongarai (Porto Alegre), de Jorge Morinico e Hopi Chapman

Perro! (São Leopoldo), de Aleksia Dias e João Pedro Fiuza

O Pintor (Santa Cruz do Sul), de Victor Castilhos

Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte (Porto Alegre), de Mirian Fichtner

Roxo Lilás Violeta (Porto Alegre), de Theo Tajes

Safira, o Mar e a Vida (Porto Alegre), de Luiz Fonseca

Trapo (Uruguaiana), de João Chimendes

Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros

A Natureza das Coisas Invisíveis (DF), de Rafaela Camelo

Cinco Tipos de Medo (MS), de Bruno Bini

Nó (PR), de Laís Melo

Papagaios (RJ), de Douglas Soares

Querido Mundo (RJ), de Miguel Falabella

Sonhar com Leões (SP), de Paolo Marinou-Blanco

Editado por: Katia Marko
Tags: cinema brasileirocinema nacional
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

CINEMA

Faroeste goiano ganha destaque no 52º Festival de Gramado

CINEMA

Filme indígena que retrata comunidade Mbyá-Guarani leva prêmio no Festival de Gramado

CINEMA

Festival de Gramado apresenta filmes gaúchos e brasileiros em competição

CINEMA

Assembleia Legislativa premia curtas gaúchos no 52º Festival de Gramado

Veja mais

Entenda

Pesquisa sobre novo tratamento para diabetes tipo 1 achou cura para a doença?

CINEMA

Festival de Gramado anuncia novidades e títulos em competição

Avanço

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Apoio à Kirchner

Peronistas marcham em apoio a Cristina Kirchner em dia da Independência da Argentina; ex-presidente critica dívida de Milei

Tarifa política

Aliados do governo Lula reagem às novas tarifas de Trump: ‘Taxa Bolsonaro’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.