Vencedor do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Juvenil, o escritor, músico e contador de histórias Cristino Wapichana está à frente dos Encontros Literários para a Infância, iniciativa que busca ampliar o acesso de crianças indígenas à leitura e à escrita. Realizado com apoio do Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo (ProAC), o projeto acontece em quatro aldeias do Pico do Jaraguá, na zona noroeste da capital paulista.
“A ideia é que tenhamos encontros em que aprendam como escrever, como ilustrar”, explica Wapichana, diretamente da aldeia, durante entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato. A programação inclui atividades com autores indígenas, contações de histórias, oficinas de escrita criativa e vivências com a medicina tradicional e ocidental.
Os encontros também promovem o contato com o universo dos livros, com apoio da Livraria Pé-de-Livro, parceira do projeto. “Nós somos educados com a leitura de mundo, a leitura de sobrevivência, mas essa leitura do livro, não”, diz o escritor. “Como estamos aqui nesse centro, precisamos ter esse contato melhor também para conhecer outras culturas, como é que o mundo funciona e tudo”, defende.
Patrono da cadeira 146 da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo, Cristino Wapichana é uma das principais vozes da literatura indígena contemporânea. Além da escrita, ele atua como cineasta e compositor. Ao longo de 12 encontros, ele e outros profissionais, a maioria indígena, vão fortalecer o incentivo à leitura nas infâncias e valorizar os saberes dos povos originários.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.