Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Isolado

Eduardo Bolsonaro comete ato de traição e ‘deveria ser cassado e preso’, diz analista

Licenciado do mandato e vivendo nos EUA, Eduardo admite estar em uma cruzada pela anistia do pai, Jair Bolsonaro

14.jul.2025 às 22h38
São Paulo (SP)
Redação
Eduardo Bolsonaro comete ato de traição e ‘deveria ser cassado e preso’, diz analista

Eduardo Bolsonaro pretende continuar nos Estados Unidos, onde diz "ter acesso à Casa Branca" - Imagem: Paola de Orte/Agência Brasil

Ao participar da articulação que levou o presidente dos EUA, Donald Trump, decidir taxar os produtos brasileiro em 50%, em evidente chantagem política, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) cometeu um ato de traição nacional e deveria ser punido por isso.

Esse é o resumo da análise do professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni, em entrevista ao Brasil de Fato. “Como é que um deputado pode ir a outro país conspirar?”, questiona o professor. “E não só conspirar, mas articular políticas danosas ao país. Não existe na Constituição, e deveria existir, um termo de traição nacional. Isso é traição nacional. Ele deveria ser cassado e preso”, afirma.

O filho de Jair Bolsonaro declarou, nesta segunda-feira (14), que não pretende voltar ao Brasil. Vivendo nos EUA desde março de 2025, o deputado admite que pode abandonar o mandato para “trabalhar” no país, segundo suas palavras, de forma mais importante do que poderia fazer no Brasil. A licença para se ausentar das funções políticas expira no próximo domingo (20). Se não retornar, ele poderá perder seu cargo obtido com 741 mil votos.

Em entrevistas concedidas ao Estadão e à Folha de S. Paulo, Eduardo falou sobre os próximos movimentos de seu mandato e atacou o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Alexandre de Moraes, que conduz a investigação que pode levar Bolsonaro à prisão.

O parlamentar diz temer que aconteça com ele o mesmo que está acontecendo com seu pai. “A minha data para voltar é quando Alexandre de Moraes não tiver mais força para me prender”, declarou.

O deputado alega ter medo de que o ministro vá “tentar colocar uma coleira” nele, reter o passaporte, “me fazer de refém, ficar ameaçando”. A jornalistas, Eduardo não se preocupou em esconder o fato de estar nos Estados Unidos atuando efetivamente contra Moraes e a favor da anistia. “Eu não estou buscando convencimento da população, eu estou buscando pressionar o Moraes”, afirmou.

Eduardo Bolsonaro é alvo de um inquérito por obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, aberto por Moraes em maio. A abertura foi provocada por um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que citava justamente as atividades dele nos Estados Unidos.

Eduardo atacou também os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), por se posicionarem contra as tarifas. Após a publicação da carta de Donald Trump chantageando o governo brasileiro, os dois governadores se manifestaram apoio a Jair Bolsonaro. A postura mudou nos dias seguintes, com a pressão dos setores exportadores brasileiros que serão afetados pelas tarifas. Tarcísio se reposicionou e chegou a ter um encontro com chefe da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O deputado licenciado considera que o movimento foi “desrespeitoso”. “Tarcísio utilizou os canais errados. O filho do presidente está nos Estados Unidos. O Tarcísio não tem nada que querer costurar por fora uma decisão. O Tarcísio tem que entender que o filho do presidente está nos Estados Unidos e tem acesso à Casa Branca. Qualquer tentativa de nos dar bypass [atravessar] será brecada e freada”, provocou.

Na prática, Eduardo eleva ao mais alto grau a estratégia de porta giratória comum entre governos e empresas privadas. Após passar quase três mandatos na alta estrutura do poder público, incluindo acesso irrestrito ao poder Executivo durante os quatro anos de presidência de seu pai, o agora deputado licenciado leva aos Estados Unidos toda a sua expertise para pressionar pela anistia de Bolsonaro.

Para Gilberto Maringoni, as ações de Eduardo têm levado a extrema direita brasileira a se desgastar perante a sua base de apoio, em especial o setor da agricultura de exportação. “Politicamente, eles estão se quebrando perante essa sua base de apoio empresarial, e, em São Paulo, Tarcísio de Freitas, que estava se colocando como o principal candidato à presidência dessa ala extremista da vida política brasileira, a essa altura inviabilizou a sua campanha, porque a repulsa do setor é muito forte”, analisa.

Sobre seu mandato, Eduardo diz ainda estar recebendo ideias dos assessores, mas considera a possibilidade de “não renunciar, deixar o tempo correr e perder o mandato por falta”. Também há uma movimentação, ele adianta, em torno de uma mudança do regimento da Câmara para “casos excepcionalíssimos”, o que o permitiria manter o mandato enquanto segue atuando nos Estados Unidos, participando das votações por telefone. À Folha, porém, ele desdenha da manutenção do cargo e diz não precisar mais “de um diploma de deputado federal para abrir portas e os acessos” que possui no exterior.

Tags: anistiatarifastrump
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Taxação

Tarcísio prefere defender Bolsonaro, e sobra ao ministro de Lula lembrar do comércio de SP

Tarifaço

Eduardo Bolsonaro (PL) afirma que pode abrir mão do mandato; PT protocola pedido de cassação

Taxa de 50%

Tarifa Trump-Bolsonaro: ao ‘sabotar Brasil’, Eduardo pode ter articulado ‘tiro no pé’, dizem analistas

Veja mais

INTERNACIONAL

Diana Ross retorna ao Montreux Jazz Festival

Isolado

Eduardo Bolsonaro comete ato de traição e ‘deveria ser cassado e preso’, diz analista

Reação

Lula assina decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade após tarifaço de Trump

Soberania

‘Coordenação, colaboração, mas não subordinação’: Sheinbaum responde às novas ameaças de Trump

ARTIGO

‘Eixo revolucionário’ mina hegemonia ocidental na África

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.